Profissionais de Campo Verde discutem educação tecnológica
26 de abril de 2013, às 16h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A criação de cursos com baixa carga horária nas áreas da engenharia e as atribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea foram os principais pontos discutidos durante a quinta reunião preparatória para o 8º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) realizada dia 25 de abril, em Campo Verde. A reunião teve a participação de estudantes e profissionais que refletiram sobre os cinco eixos propostos para o evento e elegeram dois delegados para representarem os profissionais da cidade e enviarem propostas para a etapa estadual.
A apresentação dos eixos foi realizada pelo coordenador estadual do CEP, o conselheiro e engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini e pela engenheira sanitarista Sara Caporossi, que também integra da Comissão Organizadora do evento. “O CEP é um espaço de discussão em nível estadual e está organizado em cinco principais temas: formação profissional, exercício profissional, organização dos sistemas, integração profissional e social e inserção internacional que dizem respeito ao nosso sistema e temos que participar com propostas para melhorá-lo”, disse Michelini.
Formação e exercício profissional
Sobre o eixo de formação profissional, o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, criticou a mercantilização da educação tecnológica “com a criação de cursos com carga horária incompatível com as atribuições. Isso resulta em dificuldade para se registrar no Conselho, já que a atribuição fica restrita por conta da carga horária cursada”, disse.
Michelini citou ainda o sombreamento das atribuições entre as engenharias causada, principalmente, pela incompatibilidade das grades curriculares dos cursos que deveriam formar profissionais com a mesma atribuição.
A engenheira Sara Caporossi comentou a respeito do sombreamento na área sanitária e ambiental e sugeriu maior participação dos profissionais nas entidades de classe “com o objetivo de fortalecer e valorizar as profissões do nosso sistema”, disse.
O engenheiro sanitarista Rubens Anunciação Júnior foi eleito delegado sem mandato e representará os profissionais de Campo Verde no 8º CEP, em Cuiabá, no dia 19 de julho, assim como o inspetor e engenheiro civil José de Oliveira Filho, eleito delegado com mandato.
Também participaram do evento o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, e, o inspetor-adjunto e engenheiro Antônio Cadorin.