Crea-MT participa da 2ª Reunião Nacional da coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal
26 de abril de 2013, às 16h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A 2ª Reunião Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal foi realizada entre os dias 15 e 17 de abril, no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem, no Recife e teve como anfitrião do evento o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, que falou sobre a relevância das ações com o objetivo de preservar o patrimônio natural das florestas e contribuição para a qualidade do meio ambiente em diversos aspectos.
“Acredito na atuação firme dos profissionais dessa modalidade de Engenharia na discussão pela evolução e desenvolvimento científico e tecnológico de preservação dos nossos acervos florestais e confio na criação de novas câmaras especializadas regionais da Engenharia Florestal como forma de garantir o bom desempenho e a qualidade das atividades desta modalidade profissional”, disse Cavalcanti.
O coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, Ézio Nascimento Prado (Crea-MT), defendeu a alavancagem dos processos que ajudem a recuperar os 50 anos, que em sua opinião, foram perdidos. “Somos caçulas, estamos engatinhando. Por isso, precisamos trabalhar na criação de novas câmaras que garantam a nossa união para que, assim, possamos ver o crescimento da Engenharia Florestal. Isso poderá ser iniciado a partir dos trabalhos que desenvolveremos aqui”, sugeriu.
Para o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PE, José Roberto da Silva, a abertura de mais uma entidade de Engenharia Florestal em Pernambuco e a representação da categoria no Clube de Engenharia são importantes passos para a criação da CEEF no Crea-PE, o que, segundo o coordenador, deverá acontecer já no próximo ano.
Na pauta do primeiro dia de trabalho do grupo esteve a discussão sobre o Regimento Interno (Resolução 1.012/2005); a aprovação da súmula da 1ª Reunião Ordinária em Brasília/DF; apresentação de uma análise de conflito de atribuições na área de Manejo e Inventário Florestal e Dendrometria; discussão da análise dos conflitos de atribuições entre engenheiros florestais com outras profissões; discussão da Decisão PL nº 484/2004 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); e apresentação de proposta do Confea para o devido cumprimento do dispositivo legal.
Do encontro participam o coordenador e o adjunto nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, Ézio Nascimento Prado (Crea-MT), e Carlos Roberto Santos da Silva (Crea-RS), respectivamente. Também o vice-presidente do Crea-MT, Joaquim Paiva de Paula; eng. agr. da Gerência Técnica do Confea, André Luiz Hamu; o presidente da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, Gilberto Ferretti; além de representantes dos Creas do Amazonas, Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.