Regional Mato-Grossense realiza Sessão Plenária mensal

10 de julho de 2019, às 17h45 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Conduzida pelo presidente João Pedro Valente, a Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada terça-feira, 09 de julho , apreciou/ deliberou   27   autos  de infração a legislação. Na ocasião homologou o cadastramento de instituição de ensino superior  e de curso de Engenharia e  Segurança   trabalho, deliberado pela Comissão de Ensino e Atribuição Profissional-CEAP.

Além do presidente do Crea Mato Grosso, também fizeram parte da mesa,  o vice-presidente, Joaquim Paiva,  diretor administrativo, Marcelo Capellotto,  vice-diretor financeiro , Sinvaldo Gomes de Moraes, e o diretor Financeiro, Victor Juliano Barroso dos Santos.

O presidente apresentou a política de concessão de patrocínio durante a reunião. O objetivo da ação de comunicação   é realizada  por meio das entidades sem fins lucrativos, a  celebração de contrato de patrocínio. A ideia é contribuir com o fortalecimento da imagem institucional do Crea-MT e colaborar para o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea e  remunerar as entidades por esse patrocínio. Através da Comissão de Orçamento e  Tomada de Contas, balancete dos meses de março, abril e maio deste ano foi apresentado aos conselheiros.

O conselheiro Roberto Knol, membro da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) por meio da Comissão  de Renovação do Terço comunicou que o profissional associado a mais de uma entidade de classe deverá formalizar junto ao Crea opção pela entidade pela qual deseja ser representado, até o dia 18 de julho. Na oportunidade, o presidente anunciou a substituição de represente do pleno nas Câmaras Especializadas do Crea Mato Grosso e propôs que coordenadores de Câmaras a participarem do Colégio de Presidentes. O encontro é realizado em vários estados.

na palavra livre, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal e presidente da Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais (Amef-MT), conselheiro Benedito de Almeida convidou o pleno a participar do Ciclo  de Palestras  em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal na manhã da  próxima sexta-feira, 12 de julho,   no Plenário do Crea-MT. O presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa-MT), Jesse Barros , também fez o convite aos conselheiros para estarem presente em evento também a ser no dia   12 julho no período da tarde, no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT),  em homenagem ao Dia do Engenheiro Sanitarista, que é  comemorado em 13 de julho.

No mesmo dia, das 14h as 16h45 ,  ocorreram as reuniões mensais das Câmaras Especializadas do Conselho: Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica, Agronomia e de Geologia, Minas e Industrial. As Câmaras Especializadas são órgãos deliberativos  no que diz respeito a examinar e decidir sobre assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

SESSÕES PLENÁRIAS – O Plenário é  o órgão de segundo instância deliberativo do sistema Confea/Crea,  constituído pelo presidente e por conselheiros regionais. Os conselheiros são representantes das associações de classe, instituições de ensino e sindicatos das categorias registradas no Conselho, tendo cada um deles seu respectivo suplente, ambos com mandato de três anos.

Compete ao Plenário do Crea-MT, entre outras atribuições, regulamentar questões de integração com o Estado e a sociedade, de habilitação e fiscalização profissional, de controle econômico-financeiro. Decidir em segunda instância sobre processos de infração à legislação e ao Código de Ética Profissional, entre outras competências fixadas pelo Regimento Interno.

Atualmente, o Crea-MT tem 42 conselheiros efetivos, com igual número de suplentes. As sessões plenárias ordinárias são realizadas mensalmente. É necessária a presença de 50% mais um, para que as reuniões sejam realizadas. O Pleno do Crea-MT tem ainda sua composição renovada em 1/3 anualmente.

Texto: Cristina Cavaleiro/Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT