Presidente da Confaeab visita Cuiabá para acompanhar trabalhos de pré-evento

14 de outubro de 2013, às 11h48 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
Em visita de dois dias a Cuiabá, iniciada nessa segunda (14), o presidente da Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Angelo Petto Neto, reafirmou a importância do 28° Congresso Brasileiro de Agronomia programado para o período de 19 a 22 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal, na capital mato-grossense. "Vim para tomar ciência dos trabalhos que estão sendo executados neste período de pré-evento, saber o que já foi implementado, se ainda existem pendências e como iremos resolvê-las nesta reta final para que tudo saia a contento. Pelo que estou vendo até agora já formei uma expectativa positiva em relação ao Congresso", afirmou.
 
 
O presidente da Confaeab lembrou que Cuiabá tem tudo para sediar a mais importante edição do congresso, pois estão sendo comemorados 80 anos de regulamentação da profissão no país, num momento em que vem sendo retomada a valorização da agronomia no Brasil e que se busca dar maior visibilidade ao setor.
 
 
Ele entende que o país precisa de agrônomos com formação mais completa, com visão global do setor. "Estamos trabalhando no sentido de resgatar a imagem do profissional pleno, capacitado a detectar todos os problemas para garantir a tão almejada segurança alimentar e nutricional. O agrônomo tem conhecimento de três ciências fundamentais: exatas, biológicas e humanas. E precisa ser mais valorizado", afirma.
 
 
"O agronegócio como um todo está cada vez mais organizado, desde o proprietário da terra, o agricultor propriamente dito, o engenheiro agrônomo. Somos nós que garantimos o sustento das pessoas e, segundo as últimas pesquisas ainda tem muita gente que sequer tem ciência de nosso papel, fundamental num planeta que caminha para atingir a marca de 9 bilhões de habitantes", observou.
 
Angelo Neto disse ainda que o Brasil está bem situado no panorama mundial em termos de agronegócios e tem hoje tecnologia para fazer frente a qualquer país e que faz isso com quantidade e qualidade. "No campo da pesquisa trabalhamos na ponta. Também estamos desenvolvendo o chamado 'alimento curativo', com redução, por exemplo, do nível de colesterol nos alimentos. Nossa produção é extremamente competitiva, sustentável e correta", completou.
 
 
Durante essa segunda-feira além do Ministério da Agricultura, Angelo Petto Neto, prestigiou a Sessão Plnária do Crea Mato Grosso e falou da importância do 28° Congresso Brasileiro de Agronomia em reunião com conselheiros do Crea-MT que integram a câmara de agronomia no estado. Nesta terça-feira 915), o presidente continua a visita a empresas e órgãos do setor além de entrevistas à imprensa local.
 
 
Já foram feitas mais de 1,5 mil inscrições para o congresso e a meta é atingir 2 mil. Foram inscritos 336 trabalhos científicos e a seleção deverá ser confirmada até dia 18 deste mês. "Está correndo tudo como planejamos e a visita feita pelo presidente da Confaeab servirá para darmos os retoques finais. Estou convicto do sucesso do evento", afirmou João Dias Filho, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEAMT). Outros detalhes no site "www.congressodeagronomia.com".