Compartilhar esta notícia

Durante o Outubro Rosa, movimento popular reconhecido internacionalmente com objetivo de conscientizar as mulheres da importância da prevenção do câncer de mama, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também procura colaborar com essa campanha que salva vidas no mundo inteiro.
Embora o câncer seja uma doença implacável, a descoberta antecipada é fundamental para o sucesso do tratamento. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Na quinta-feira, dia 31 de outubro, os servidores do Crea-MT utilizaram uma peça do vestuário na cor rosa para lembrar a todos da importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
O Outubro Rosa, de origem norte americana é meramente simbólico, uma vez que cada um pode escolher o seu próprio dia rosa para cuidar da saúde realizando exames de rotina, incluindo a mamografia e o autoexame dos seios.
Veja o passo a passo do Autoexame:
Os seios devem ser examinados em todas as direções. Com movimentos ao redor dos seios, da esquerda para a direita e vice-versa; de cima para baixo, assim como de baixo pra cima; e da aureola para a parte externa e o contrário também.
1° passo
Em pé, na frente do espelho, levante os braços, note a uniformidade da pele, certificando-se da ausência de inchaço, calombos, mudanças na coloração, ou qualquer outra alteração. Se for feito durante o banho ou com o auxílio de um creme, o deslizar das maos facilitará o exame.
2° Passo
Com o braço atrás da cabeça, ainda em frente ao espelho, toque com as pontas dos dedos, o seio, as axilas e os mamilos. Verifique a ocorrência de dor em algum local, de nódulos, de caroços ou de líquidos que saiam dos mamilos. Se houver qualquer alteração, o médico deve ser procurado.
3° Passo
Deite na cama, coloque o braço atrás da cabeça, e com a outra mão toque os seios, as axilas e os mamilos com as pontas dos dedos, da mesma forma como fez o 1° passo.
Se após o autoexame notar algum nódulo, não se desespere, ele pode ser benigno ou então ou um nódulo de gordura ou ainda uma calcificação. Não pense no pior logo de cara. E, se for um “tumor maligno”, ou seja câncer, pense assim: que bom que descobri logo, e vá ao ginecologista, é importante não adiar.