Crea-MT integra Fórum Pró-Ferrovia para ligar Rondonópolis a Cuiabá

10 de setembro de 2018, às 15h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, assinou no final da manhã desta segunda-feira (10/09), juntamente com demais membros do Fórum Pró-Ferrovia, um documento que será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), o  Ministério do Transporte e Ministério Público, defendendo a prorrogação do prazo da concessão da malha ferroviária paulista, para que a empresa responsável pela obra, a Rumo Logística,  continue os trabalhos no local, desde que essa prorrogação esteja atrelada a construção da ferrovia ligando Rondonópolis a Cuiabá, e, posteriormente até a cidade Sorriso.

“Nesse documento, encabeçado pelo presidente do Fórum, Francisco Vuolo, vimos que foi destacado a importância desta obra para o Estado. Também foi importante a participação de representantes da empresa Rumo Logística, a exemplo do diretor da concessionária, Guilherme Penin, que fez uma apresentação detalhada do cronograma de ações para expansão dos trilhos da ferrovia, destacando principalmente a viabilidade econômica do modal para a capital de Mato Grosso”, destacou João Pedro Valente sobre a reunião que ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá).

O presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, que também compõe o movimento, fez a abertura do evento e destacou a importância da concretização desta obra para o Estado como um todo. Ele também relembrou o tempo de luta para a implantação da ferrovia em Cuiabá.

“Eu cheguei aqui em Mato Grosso em 1981, onde na casa do Francisco Vuolo, tive a oportunidade de conversar com seu pai e conhecer dele esse sonho que iria trazer o progresso e o desenvolvimento para o Estado e hoje, mesmo após tanto tempo, estamos mais próximos de ver esse sonho se tornar realidade. Nesta manhã, tivemos uma boa notícia que foi a aprovação da outorga da malha paulista, o que irá facilitar para a chegada da ferrovia até Cuiabá”, disse ele, reforçando que a economia de Mato Grosso precisa desta melhoria.

Representando a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), Paulo Gasparoto, que juntamente com o senador Wellington Fagundes e o deputado federal Nilson Leitão, compuseram o dispositivo de honra, ressaltou a integração e desenvolvimento que o modal trará para o Estado, principalmente para o agronegócio. “Esse projeto ao se tornar realidade trará desenvolvimento para o comércio local, para a indústria, a qual deverá gerar emprego e renda para as famílias mato-grossenses, além disso, irá resolver um dos maiores gargalos para o agronegócio do nosso Estado, que é o escoamento, então, todos devem ser beneficiados com essa obra”, afirmou.

Participaram do evento o diretor geral da Mútua-MT Adjane Prado e o engenheiro civil e professor da UFMT, Luis Miguel de Miranda. Além do Crea-MT, também integram o Fórum Pró-Ferrovia desde 2004, a Famato, a Fecomércio, a CDL-MT, o Sistema Fiemt, a OAB-MT, o Sinduscon-MT, a Aprosoja, o Corecon-MT, o Sindipetróleo, a Femab, a Acrimat, a UFMT e Redic.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT