Mato-grossense toma posse como diretor nacional da Mútua, Instituição de 41 anos que presta auxílio aos profissionais do Crea
30 de agosto de 2018, às 11h30 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Juarês Samaniego tomou posse no dia 24 de agosto para um mandato de três anos
A nova Diretoria Executiva da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, foi empossada durante o principal evento da área tecnológica brasileira, a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada em Maceió, AL. Com mandato de 2018 a 2021, os diretores que tomaram posse são responsáveis pela Instituição que gerencia e oferece benefícios sociais, reembolsáveis e prestações assistenciais aos profissionais da área tecnológica com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). A Mútua tem sua Diretoria Executiva formada por um diretor-presidente e um diretor para cada uma das quatro áreas estratégicas da Instituição: Financeira, de Benefícios, Administrativa e de Tecnologia.
Dentre os cinco diretores, está o mato-grossense engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Juares Silveira Samaniego – diretor financeiro -, que tem formação, também, em Direito. Com mais de 12 anos de experiência na atuação junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua, Samaniego foi presidente do Crea-MT em duas gestões, conselheiro do Crea-MT e conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). É secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá.
“A sensação é de muita alegria com a vitória e com a confiança depositada no meu nome. Fui duas vezes presidente do Crea-MT, tenho uma experiência muito boa de gestão em relação ao patrimônio público. Portanto, a expectativa é grande: de trabalho e de união de forças com os outros diretores para os próximos três anos. O que posso prometer é dedicação e trabalho: viemos para somar em experiência e é mais um desafio na minha história junto ao Sistema, no qual venho atuando há 12 anos.”
Por ocasião da posse, assumiram, também, o engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (SP), reconduzido ao segundo mandato como presidente; o engenheiro civil Jorge Silveira (SE), também reconduzido a um segundo mandato como diretor de Benefícios; a engenheira agrônoma Giucélia Araújo de Figueiredo (PB), diretora administrativa; e o engenheiro agrônomo e de Segurança do Trabalho Cláudio Pereira Calheiros (AL), diretor de Tecnologia.
Figuram entre os objetivos gerais inseridos nos planos de trabalhos dos cinco diretores executivos o aumento do número de associados, o aperfeiçoamento da oferta dos planos de saúde, promoção de maior integração com os Creas e Confea, fomento a programas de qualificação e reinserção dos profissionais no mercado de trabalho, apoio a iniciativas que visem a melhorias dos sistemas de fiscalização e ampliação da comunicação e a divulgação da Mútua.
A Mútua – A Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que tem hoje 128 mil associados, é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea, pela Resolução nº 252, de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496, de 7 de dezembro de 1977.
Seu principal objetivo é oferecer aos associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, com foco na missão de atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geógrafos, geólogos e profissionais tecnólogos dessas áreas.
*Equipe de Comunicação da Mútua