Crea-MT intensifica fiscalização de área rurais

27 de novembro de 2014, às 11h24 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
O final do ano se aproxima e os agentes fiscais do Crea-MT preparam-se para a segunda etapa das operações em propriedades rurais. Em cumprimento ao planejamento anual, três grandes operações serão realizadas até final de dezembro. “O Crea-MT divide as frentes de operações em quatro pólos e cada pólo faz o seu planejamento. Ocorre que as operações de cada pólo envolvem um número grande de agentes fiscais, sendo necessário conciliar as datas das operações, uma vez que o Crea-MT não dispõe de agentes suficientes para operações simultâneas”, explicou o gerente de fiscalização do Crea-MT, Giovani Bertol.
 
 
Nesta semana os agentes percorrem a região do Xingú, fiscalizando de Nova Querência a Ribeirão Cascalheira e na próxima semana mais de 300 propriedades rurais serão visitadas pelo Crea-MT nos municípios de Rondonópolis, Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira e Pedra Preta. As atividades a serem fiscalizadas englobam a ampliação de rede elétrica, alta tensão, topografia, cultivo de grãos, construção de silos e secadores, balança rodoviária, entre outras.
 
 
A Fiscalização da Propriedade Rural é feita em bloco, todas as atividades da área são fiscalizadas desde as civis até as rurais. “Colocamos até seis equipes nesta operação e todas as atividades que estiverem no caminho são fiscalizadas. É o que chamamos de fiscalização em bloco”, esclareceu o gerente de fiscalização do Crea-MT, Giovani Bertol.
 
 
Ao adentrar a propriedade rural o agente fiscal observa todas as atividades da engenharia que estão sendo desenvolvidas no local e sao solicitadas toda documentação dos serviços realizados, como por exemplo, a pulverição por aviões agrícolas, a manutenção da balança rodoviária e como relação a safra averigua-se a responsabilidade técnica pelas cultivares, quantidade de hectares plantadas, bem como a relação de receituários agronômicos emitidos para verificar se estão assinados pelo profissional e vinculados a uma ART.
 
 
De acordo com Giovani Bertol, de 2011 para os dias de hoje as ações em propriedades rurais vem aumentando. “Ainda não atingimos todo o Estado de Mato Grosso, mas essa é a meta do Crea-MT”. 
 
 
A Câmara Especializada de Agronomia tem realizado uma orientação determinada no sentido de ampliar as áreas de fiscalização e já se pode obsevar resultados positivos. “Sapezal, por exemplo, é uma região onde muitos produtores rurais já registraram as ARTs da Safra 2014/2015, sendo que o plantio nem havia sido iniciado, já prevendo a fiscalização. Vale lembrar que são os mesmos produtores que em 2012, 2013, foram autuados pelo Crea-MT e compreenderam a necessidade do cumprimento das exigências legais para uma produção segura”. O gerente da fiscalização salienta que este é o resultado de uma fiscalização orientativa e institucional.
 
 
Na próxima semana o Crea-MT estará em Campos de Júlio, Sapezal , Campo Novo do Parecis e começará 2015 com fiscalizações na Região Norte, passando por Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, além da região de Primavera do Leste.