67ª Soeaa terá amplo roteiro de visitas técnicas

3 de agosto de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

Visando uma maior integração entre a teoria e a prática, a 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa) terá mais visitas técnicas este ano. Estão no roteiro empresas e associações de grande porte localizadas em cidades próximas de Cuiabá (MT), em seis programações distribuídas entre os dias 26, 27 e 28 de agosto.

Mas, mais do que a ampliação de itinerários, a diversidade de destinos é a grande novidade das visitas técnicas nesta edição da Soeaa. Segundo o coordenador adjunto da Comissão Organizadora do evento, Givaldo Dias Campos, a iniciativa demonstra a intenção de contemplar o maior número possível de modalidades profissionais. “As visitas estavam muito concentradas, sendo direcionadas geralmente para a área de engenharia civil. O objetivo este ano é diversificar em função da modalidade”, afirma.

Inscritos na Soeaa podem se inscrever, optando por um ou mais roteiros mediante o pagamento de R$ 30,00 por roteiro. A escolha dos roteiros pode ser feita após o pagamento da taxa de inscrição, pela internet (www.soeaa.com.br), ou no dia do evento, dentro do limite de 40 inscrições por visita. Ao final da visita, será fornecido certificado aos participantes.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer inovações tecnológicas e adquirir conhecimentos sobre os aspectos locais de desenvolvimento econômico, além de tendências de mercado e questões ecológicas. “Os participantes vão acompanhar a execução dos trabalhos e as explicações dos profissionais, que responderão às perguntas que surgirem”, comenta o coordenador.

Para Givaldo, as visitas técnicas têm papel fundamental no desenvolvimento profissional. “Elas são importantes para estabelecer contato com produtos e tecnologias que eu não uso em meu dia-a-dia, mas que eu posso vir a usar, ou mesmo que ouço falar e não conheço. É uma experiência profissional muito grande”, defende. “Trabalhamos para a sociedade, então temos que melhorar nossos procedimentos sempre. São inovações das quais temos que tomar conhecimento”, conclui.

Opções de roteiros para as visitas técnicas:

Aprosmat
A Associação de Produção de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) foi criada em 1980 para estimular o comércio de sementes no estado. Situada em Rondonópolis, a 235 km de Cuiabá, a Aprosmat é referência no setor de produção e melhoramento genético de sementes, utilizando tecnologia de ponta em suas pesquisas e laboratórios. A visita técnica à Aprosmat será no dia 26, com saída de Cuiabá às 8h da manhã e retorno às 15h.
http://www.aprosmat.com.br

Bimetal
A Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda., localizada a 25 km de Cuiabá, atua no segmento metal-mecânico de construção metálica e infraestrutura para telecomunicações e energia, sendo uma das maiores indústrias metalúrgicas do Brasil e a maior do centro-oeste. Entrou para o cronograma da Soeaa por ser referência na produção de estruturas metálicas para o Brasil e outros países. A utilização da nanotecnologia para proteção anticorrosiva é um dos avanços da Bimetal, que terá duas visitas, sendo uma no dia 26 e outra no dia 27, com saída de Cuiabá às 8h da manhã e retorno às 12h.
http://www.bimetal.eng.br

Votorantin
A Votorantin Cimentos fica na cidade de Nobres, a 145 km de Cuiabá, e está entre as dez maiores e mais modernas produtoras de cimento, concreto e argamassas do mundo. Possui certificação de meio ambiente e área de produção automatizada, evitando poeira em excesso e oferecendo mais qualidade de vida aos funcionários e produtos mais duráveis para o mercado. A visita será no dia 26, com saída de Cuiabá às 8h e retorno às 15h.

Home

ABCP
Na Rodovia 364, a 60 km de Cuiabá, os participantes poderão acompanhar a pavimentação do asfalto com concreto rígido, executada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Fundada em 1936, a ABCP vem utilizando essa nova técnica de pavimentação, que já é tendência no mercado. “A proposta é que os profissionais vejam a execução dos trechos, acompanhando os métodos, cálculos, e ouvindo as explicações”, afirma Givaldo. A visita será no dia 27, com saída de Cuiabá às 8h e retorno às 15h.

Associação Brasileira de Cimento Portland

Hidrelétrica do Rio Manso
Já imaginou uma hidrelétrica que, além de produzir energia, atua na contenção de enchentes e regulação da umidade? Assim é a Hidrelétrica do Rio Manso, a primeira no Brasil com essa característica e o quinto destino das visitas técnicas. Situada a 125 km de Cuiabá, a hidrelétrica tem ainda uma curiosidade: funciona baseada no conceito de redução do lago para aumento de capacidade. As visitas serão nos dias 26 e 27, com saída de Cuiabá às 8h e retorno às 15h.
http://www.furnas.com.br

Usinas Itamarati
A 210 km de Cuiabá, as Usinas Itamarati são o destino final das visitas técnicas da 67ª Soeaa. Grande produtora de açúcar, álcool e biodiesel, a usina é a primeira de biodiesel a operar em escala completa, extraindo sua própria energia através do bagaço da cana-de-açúcar. Os participantes poderão acompanhar o funcionamento dos maquinários, conhecer as construções e a forma de geração de energia. A visita será no dia 28, com saída às 5h da manhã e retorno às 15h. Será fornecido almoço aos participantes.
http://www.usinasitamarati.com.br

Serviço:
Mais informações sobre as visitas técnicas:
Givaldo: (65) 3315 30 43
Ou no site do evento: 67ª Soeaa no site www.soeaa.com.br

*Crédito da foto: Secom-MT

*Evelin Campos
Assessoria de Comunicação do Confea