1° Workshop de Segurança de Barragens abordou temas como legislação, fiscalização e segurança em Tangará da Serra

18 de junho de 2025, às 13h46 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O 1° Workshop de Segurança de Barragens abordou temas como legislação e fiscalização de segurança de barragens realizado, nesta terça-feira (17), em Tangará da Serra. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE-MT), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Compuseram a mesa de abertura, o conselheiro Air Praeiro Alves, representando o presidente do Crea-MT Juares Smaniego, a diretora administrativa da Mútua-MT, Suzan Lannes, o gerente de Segurança de Barragens da Sema-MT, Fernando de Almeida Pires, o presidente do IBAPE-MT, Ivan Corrêa Gonçalves, o secretário de Meio Ambiente de Tangará da Serra, Vinicius  Lançone, e o diretor pedagógico da Unemat Tangará da Serra, Ariel Lopes Torres.

A iniciativa foi promovida em parceria com o Sistema Confea/Crea/Mútua por meio do edital de chamamento público nº 001/2025.

 

Diretora administrativa da Mútua-MT, Suzan Lannes | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante a cerimônia, a diretora administrativa da Mútua-MT informou os profissionais sobre os benefícios da Caixa de Assistência.

“É o 1° workshop sobre um assunto extremamente importante, primeiramente parabenizo todos pelo trabalho. A Mútua traz os benefícios aos nossos profissionais do sistema, o dinheiro sai para aquele objetivo específico, para ajudar os profissionais. Entre no site da Mútua, faça a associação e você vai pagar a anuidade. Para quem está começando, ela fica em R$ 80. Desse valor, a Mútua abre uma previdência privada no nome do mutualista e deposita todo ano, R$ 50 da sua anuidade, o restante te garante outros benefícios sociais, tem os pecúlios. Fora isso, a Mútua também ajuda as associações e por isso que estamos aqui presentes com o Divulga Mútua”, disse.

 

Diretor pedagógico da Unemat Tangará da Serra, Ariel Lopes Torres | Foto: Caroline Mesquita

 

Já o diretor pedagógico da Unemat Tangará da Serra, Ariel Lopes Torres, agradeceu a parceria

“Para nós da Unemat é uma satisfação essa parceria. Neste ano, a Unemat do campus de Tangará da Serra, está fazendo 30 anos, então é um ano muito especial. Também nesta comemoração tivemos diversos eventos no mês de abril e maio, então é uma satisfação recebe-los aqui, os colegas da secretaria de Meio Ambiente do estado, nossa Sema municipal, Suzan da Mútua, o IBAPE e o Air do Crea-MT. Então sejam todos bem-vindos a Universidade do Estado de Mato Grosso, uma universidade que está a serviço da sociedade, então as portas estão sempre abertas para vocês”, disse.

 

Palestras

A primeira palestra foi ministrada pelo gerente de Segurança de Barragens da Sema-MT, Fernando de Almeida Pires, com o tema: “Legislação sobre Segurança de Barragens”. Fernando possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Durante a aula, o engenheiro abordou a lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, e sua atualização pela Lei nº 14.066, de 30 de setembro de 2020; – resolução CNRH nº 143/2012; resolução ANA nº 132/2016; resolução nº 163/2023 do CEHIDRO; instrução Normativa nº 08, de 18 de dezembro de 2023 e o Decreto 153/2019.

Gerente de Segurança de Barragens da Sema-MT, Fernando de Almeida Pires | Foto: Caroline Mesquita

 

A próxima palestrante foi a Analista de Meio Ambiente na Gerência de Segurança de Barragens da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-MT) Vanusa de Souza Pacheco Hoki. A profissional é graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EduCareMT. Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiânia (IPOG).

O tema da palestra foi: “Análise – Classificação quanto à Segurança de Barragens de Acumulação de Água para usos Múltiplos, exceto para geração de Energia Elétrica”.

 

Analista de Meio Ambiente Alahn Wellington de Morais | Foto: Caroline Mesquita

 

Em seguida, a palestra foi ministrada pelo analista de Meio Ambiente Alahn Wellington de Morais, responsável pela análise e classificação de barragens de Mato Grosso. Possui graduação em Engenharia Civil pela Unemat, mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat/PROFÁGUA). 

Durante o período da tarde, a técnica de Desenvolvimento Econômico e Social na Sema-MT, Bianka Nuccya Magalhaes Campos e os analistas de Meio Ambiente da Sema-MT, Edemar Pinho Vilas Boas e Yara Dias Pereira realizaram uma palestra sobre a fiscalização de segurança de barragens. 

 

Evento foi realizado no auditório da Unemat Tangará da Serra Foto: Caroline Mesquita

 

Para finalizar, foi feita uma mesa redonda com os palestrantes, onde estudantes e profissionais também puderam tirar dúvidas e contribuir com o workshop.

 

Edital de Chamamento Público

O 1° Workshop de Segurança de Barragens foi realizado com recursos do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe registradas no conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso.

 

Veja a Galeria de Fotos aqui.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT