Workshop “Segurança Hídrica da Baixada Cuiabana” foi realizado no Dia do Geólogo

1 de junho de 2023, às 15h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o apoio da Câmara de Geologia, Engenharia de Minas e Mecânica do Crea-MT e da Comissão de Meio Ambiente, o Workshop “Segurança Hídrica da Baixada Cuiabana” foi realizado na AL/MT, em 30 de maio, data em que é celebrado o Dia do Geólogo.

Nas palavras da presidente da AGEMAT e coordenadora adjunta da Câmara de Geologia, Engenharia de Minas e Mecânica, geóloga Sheila Klener, “compreender os recursos hídricos é importante no direcionamento de uma gestão estratégica e eficiente. A Baixada Cuiabana deve conhecer a quantidade e qualidade de suas águas, superficiais e subterrâneas”.

A “Gestão dos recursos hídricos e subterrâneos no Estado de Mato Grosso” e o “Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá” foram alguns dos assuntos tratados no encontro promovido pelas entidades de classe do Crea-MT AGEMAT, FEBRAGEO e GEOCLUBE.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, eng. civil Juares Samaniego, eventos como esse são de suma importância porque o tema demanda discussão técnica, uma vez que se relaciona com o desenvolvimento econômico seguro e a conservação de ecossistemas aquáticos e terrestres.

Também participaram do evento: os deputados Carlos Avalone; presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT Wilson Santos; conselheiro federal do Confea geólogo Mario Cavalcante; diretora administrativa da Mútua-MT e presidente do Comitê de Bacia do Rio Cuiabá eng. sanitarista Suzan Lannes; secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, eng. agrônoma Lilian Ferreira dos Santos; a presidente do GEOCLUBE, geóloga Daiane Brum e o presidente da FEBRAGEO, geólogo Caiubi Kuhn.

Sheila Klener destacou ainda a importância de o evento ter ocorrido na ALMT, visto que esse é um tema de interesse de toda a população e que chama a atenção dos legisladores para a busca de conhecimento técnico para corroborar na formatação de políticas públicas voltadas a gestão dos recursos hídricos.O encontro contou com a participação dos membros da Comissão de Meio Ambiente do Crea-MT:  eng. ambiental Tiago André da Silva; eng. sanitarista Giuvania Maria Soares e  a geóloga Sheila Klener.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Igor Bastos