Vendas de maquinas agrícolas podem crescer 15% no próximo ano

7 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

As vendas de máquinas agrícolas podem alcançar a marca de 42,5 mil unidades em 2008, o que representaria um aumento de 14,9% sobre as cerca de 37 mil máquinas que devem ser comercializadas este ano. A produção está projetada em 69 mil unidades, com aumento de 9,5% ante as 63 mil unidades de 2007. A avaliação é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que divulgou ontem os números de novembro.

Segundo Gilberto Zago, vice-presidente da Anfavea para o setor máquinas agrícolas, o crescimento de cerca de 48% nas vendas internas em 2007 surpreendeu a indústria. O firme crescimento foi atribuído ao aumento dos preços de commodities agrícolas e ao segmento de agroenergia, com demanda maior para grãos, por conta do etanol produzido nos Estados Unidos e, em especial, pela expansão da cana-de-açúcar no Brasil.

A Anfavea avalia que, mesmo com crescimento esperado em 2008, a indústria não deve ter necessidade de novos investimentos, já que a capacidade instalada é de produção de 98 mil máquinas.

Fonte:Diário de Cuiabá