Unidades hospitalares de Cuiabá e VG começam a ser fiscalizadas pela FPI nesta segunda-feira (08/08)

8 de agosto de 2022, às 8h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Mais de 20 hospitais públicos e particulares de Cuiabá e Várzea Grande começam a ser fiscalizados nesta segunda-feira (08/08) pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Para o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, a ação visa alavancar medidas que salvaguardem a população de situações em que possa ser exposta a riscos quanto ao bem-estar, à saúde e até a própria vida, em curto espaço de tempo. Oferecendo à sociedade uma fiscalização ampliada, planejada, orientadora, de qualidade e sustentada na integração na credibilidade e no comprometimento dos participantes junto à população mato-grossense. Além do Crea-MT, os trabalhos também contarão com participação de instituições que possuam atividades fiscalizatórias neste seguimento.

“Nosso principal objetivo é combater o exercício ilegal das profissões do Sistema Confea/Crea, que estão diretamente ligadas aos estabelecimentos de saúde, ou seja, nas modalidades ligadas as Engenharias. Nas visitas “in loco” desses hospitais estaremos averiguando e fazendo levantamentos de contratos de manutenção e a real atuação destes profissionais legalmente habilitados junto ao Conselho”, disse Reynaldo Magalhães, coordenador da FPI. A finalização das fiscalizações hospitalares dos dois municípios está  prevista  para dia 17 de agosto.

Ainda, de acordo com o coordenador da FPI, Reynaldo Magalhães, durante as fiscalizações serão solicitados os contratos de manutenções de vários equipamentos hospitalares como Tomógrafos, equipamentos de ressonância, Centrais de Gases medicinais e de Gás Liquefeito de Petróleos, elevadores, escadas rolantes, grupo gerador, instalações elétricas, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), circuito fechado de televisão (CFTV), Instalações telefônicas e de rede lógica, bem como, Controle de Pragas, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Sistema de Prevenção e Combate à incêndios, qualidade de água e instalações físicas das edificações, relacionados à Engenharia de Segurança do Trabalho e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), além do Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP)/Laudo de Instalação Predial (LIP).

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)