Unemat realiza jornada de preservação do Rio Paraguai

15 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promove a 1ª Jornada de Conscientização e Ações para Preservação do Rio Paraguai, de 27 de Agosto a 1º de Setembro, com a intenção de despertar nos moradores a necessidade de cuidar do rio como patrimônio. Durante os seis dias de atividades serão realizadas palestras em escolas da rede pública e privada de Cáceres, fixação de faixas na área urbana, atividades culturais e um dia de campo com ação de recolhimento de lixo às margens do rio e colação de faixas educativas nos pontos mais freqüentados pelo público, além de atividades culturais durante todas as noites.

A jornada está sendo organizada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura, Ensino e Graduação e Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, uma vez que o Rio Paraguai é o principal rio da Bacia do Paraguai e um dos mais importantes do Pantanal. Com uma extensão de 2.621 quilômetros desde a sua nascente na Chapada dos Parecis, no município mato-grossense de Alto Paraguai até desembocar no Rio Apa.

A Jornada de Conscientização proposta visa chamar a atenção da população de Cáceres, trecho onde o rio começa a ter uma boa navegabilidade até Corumbá em Mato Grosso do Sul, sendo utilizado inclusive no transporte de cargas, para preservar e cuidar desse patrimônio. Além de chamar a atenção da população de outros municípios do Estado por onde o rio passa para também cuidar e preservar.

Fonte:Gazeta Digital