Última plenária do ano destaca homenagem aos conselheiros que encerram mandato e lançamentos de publicações pelo SENGE e IMEAGE

18 de dezembro de 2023, às 13h09 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) do mês de dezembro, realizada na última terça-feira (12), foi marcada por homenagem aos conselheiros titulares e suplentes que encerram mandato em 2023 e pelos lançamentos da 2ª edição da revista “Cresce Mato Grosso”, pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT), e da revista digital “Pensar Agro” e do livro “O Poder Público e o Agronegócio Brasileiro”, pelo Instituto Mato-grossense das Entidades de Agronomia, Geologia e Engenharia (Imeage).

A mesa da sessão plenária foi composta pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, 1° vice-presidente eng. agrônoma Lys Sueli Barco, 2º vice-presidente eng. civil André Luiz Schuring, vice-diretora administrativa geóloga Daiane da Silva Brum e diretora financeira eng. Marciane Prevedello Curvo. Na oportunidade, também foram julgados 34 processos de infração à legislação e um cadastramento de curso de nível superior.

As três publicações lançadas na sessão Plenária foram realizadas em parceria com o Crea-MT, resultante do processo de seleção de projetos referente ao edital de chamamento público nº 001/2023. Representando o Senge-MT, o eng. químico Noé Rafael da Silva apresentou a 2ª edição da revista “Cresce Mato Grosso”, publicada pelo Sindicato, e explanou que a publicação aborda temas de grande relevância referentes ao agronegócio e à agroindustrialização do Estado. “A revista é uma grande ferramenta para o agro, pois aborda temas como a industrialização de Mato Grosso com intermodal, que é muito relevante, porque a área agroindustrial tem um forte impacto na balança comercial do Estado, impulsiona a economia e contribui para o desenvolvimento do Brasil”, comentou Noé.

Já o Imeage realizou o lançamento da revista digital “Pensar Agro” e do livro “O Poder Público e o Agronegócio Brasileiro”, ambos de autoria do presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (Feagro-MT) eng. agrônomo Isan Rezende. Isan explicou que a revista digital tem como foco ser uma fonte de informações imprescindíveis para o setor agropecuário, abordando tópicos contemporâneos e impactantes. “Esta revista já é um canal direto de informação sobre o setor agropecuário, trazendo matérias que refletem os debates que já promovemos em diferentes plataformas, como nosso portal, podcast e programas de televisão. A revista vem completar o leque de opções para informar o produtor rural sobre tudo o que está acontecendo no mundo e seja de seu particular interesse”, afirma o autor da revista.

Sobre o livro “O Poder Público e o Agronegócio Brasileiro”, o eng. agrônomo falou que o objetivo é lançar luz sobre os desafios do setor, bem como oferecer uma reflexão sobre o futuro do agronegócio, destacando a importância do diálogo e da cooperação entre entidades públicas e privadas para o crescimento sustentável do agronegócio no país.

Em sequência, o presidente do Crea-MT entregou aos Conselheiros que encerram o mandato em 2023 os diplomas de relevantes serviços prestados à nação, pela competência no exercício de suas atividades e as destacadas participações com êxito na função honorífica.

Os conselheiros titulares e suplentes que encerraram os mandatos em 2023 são eng. Eletricista Adriano Breunig, eng. Civil Aledir Pereira de Magalhães Tocantins, eng. Florestal Cícero Ramos Pereira da Silva, eng. Civil Daniel Brustolin Sperandio, eng. Florestal Diogo Augusto Souza Baicere, eng. Eletricista Diogo Vogel Lisboa, eng. Civil Edinete Ferreira Guimarães de Moraes, eng. Civil Heitor Ribeiro Teixeira, eng. Civil Luanna Cristina de Paula Lima, eng. Agrônomo Luiz Omar Pichetti, eng. Agrônomo Marcelo César Capellotto França, eng. Civil Marciane Prevedello Curvo, eng. Agrônomo Plinio Barbosa, eng. Mecânica Priscila Bernardi Rockenbach, eng. Agrônomo Roberto Knoll, eng. Eletricista Matheus da Silveira, eng. Civil Marcia Izaura Salles Dias, eng. Florestal Lázaro Ferreira Rodrigues, eng. Civil Sabrine Eduarda Tonioli, eng. Florestal Luiz Fellipe Leal Weissheimer, eng. Eletricista Walter Aguiar Martins Júnior, eng. Civil Tarciso Bassan Vezzi, eng. Civil Palmiro Soares de Lima Filho, eng. Civil Elesbão Moreno da Fonseca, eng. Civil Saulo Andrade de Freitas Lobo, eng. Agrônomo Valter Pereira de Souza, eng. Agrônomo Adevaldo Antônio Barbosa da Silveira, eng. Civil Felício Carmélio Calábria Neto, eng. Agrônomo Sérgio Carvalho da Silva e eng. Agrônomo José Carlos Dias do Prado.

Na palavra livre, a diretoria do Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), representada pela eng. civil Edinete Ferreira Guimarães de Moraes e pelo eng. civil Anselmo Sauder Júnior, concedeu medalhas de honra ao mérito pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso aos saudosos eng. civil Benedito Elizeu Shuring (in memoriam) e eng. Sanitarista Sara Sueli Atilio Caporossi (in memoriam), representada pelo seu filho João Gabriel, e também ao eng. Civil André Luiz Shuring e à eng. Civil Marciane Prevedello Curvo.

Para acessar as fotos da sessão plenária, homenagens e lançamentos das revistas e do livro, clique aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.