Treinamento de trabalhadores no trato do solo

16 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) coordena, a partir de segunda-feira (15), treinamento de operadores de caldeiras para tratamento do solo. O curso será realizado na cidade paulista de Atibaia e faz parte do Programa Nacional de Eliminação do Brometo de Metila. Vinte e sete pessoas estão inscritas e durante cinco dias aprenderão a utilizar os equipamentos a serem doados pelo governo brasileiro. Os recursos virão do Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal.

O treinamento vai até o dia 19, quando o ministério entregará oito caldeiras para associações de agricultores da região. De acordo com a assessoria do MMA, cada equipamento custará U$ 50 mil ou R$ 135 mil.

A previsão é de que até maio sejam entregues 27 unidades, investimento que representará US$ 1,35 milhão. Na cerimônia de encerramento será apresentado coletor solar que substitui o uso de agrotóxicos, porém em escala menor.

Tanto a caldeira quanto o coletor poderão ser utilizados no tratamento do solo e controle de formigas sem causar danos ao meio ambiente. Já o brometo de metila agride a camada de ôzonio e tem efeitos nocivos à saúde, podendo causar edema pulmonar e pertubações nervosas

Fonte: Agência Brasil