Tarifa social de energia elétrica entrará em vigor

11 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A tarifa social, destinada para quem consome pouca energia elétrica, passará a valer a partir de 28 de fevereiro. As famílias que estão no cadastro único e que têm uma renda menor que R$ 120 per capita por mês terão direito à tarifa social de energia. A informação foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para que se tenha uma idéia, um chuveiro de 4.000 watts, que é utilizado meia hora por dia, durante 30 dias, gasta 60 kW. Uma lâmpada de 60 watts, que geralmente fica acesa 5 horas por dia, durante 30 dias, gera um gasto de 9 kW por mês. A iniciativa tem como objetivo ajudar a população de baixa renda de todo o país.

O programa de tarifa social de energia elétrica começou a ser implantado na Bahia no ano passado. Têm direito à tarifa social as famílias que fazem parte do cadastro único e tem consumo até 220 kWh.

A medida faz parte do projeto do governo de promover integração entre diversos programas sociais como forma de reduzir a pobreza e a desigualdade entre as pessoas beneficiadas com o Bolsa-Família.

Fonte: RMT On Line