Sistema de Integração Lavoura e Pecuária é tema de workshop na Famato

25 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta quinta-feira (28.06), das 8h às 18h, a comissão de Produtoras Rurais da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), em parceria com a Fundação Casa do Cerrado e a Superintendência Federal de Agricultura do Estado (SFA-MT), realiza o Workshop Integração Lavoura e Pecuária (ILP), na sede da entidade, em Cuiabá. Na programação do evento estão confirmadas apresentações de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras entidades ligadas ao setor. Também serão discutidas estratégias para solucionar os problemas de gargalos do Estado.

A Integração Lavoura e Pecuária consiste em diferentes sistemas produtivos de grãos, leite, carne e madeira, implantados numa mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão. Envolve o plantio de grãos e florestas, e a implantação ou recuperação de pastagens. Para os projetos de ILP, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) já disponibiliza uma linha de crédito especial, o Prolapec. A linha é operada por agentes financeiros da rede oficial e privada, que possuem investimentos junto ao BNDS.

A Famato e as instituições ligadas ao setor promovem a discussão do sistema que é apontado pelo engenheiro agrônomo e consultor Mateus Arantes como uma garantia de maior rentabilidade com menor risco. De acordo com o consultor, o sistema de ILP viabiliza a agricultura porque gera maior rentabilidade e menor risco ao produtor com melhoria do plantio direto através do gado na lavoura. “O gado oferece uma segurança de receita e ainda resolve alguns problemas da agricultura”, ressalta Arantes, lembrando que a introdução da pecuária melhora, muito, as condições de sanidade da soja e a estrutura do solo.

Fonte:24Horas News