Sintec-MT indica nomes para o “Prêmio Direitos Humanos 2007”

23 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Sindicato dos Técnicos Industriais de Mato Grosso (Sintec-MT), indicou os nomes do governador do estado, Blairo Borges Maggi, o deputado federal Valtenir Pereira, o desembargador e presidente do TJ Paulo Lessa e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso ao prêmio Direitos Humanos 2007.

O prêmio é concedido pelo Governo Federal em 10 categorias, a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos direitos humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade.

“O Prêmio Direitos Humanos 2007 é a mais alta honraria do movimento de direitos humanos no Brasil, e é o maior prêmio dos direitos humanos das Américas”, argumentou o presidente do Sintec, Givaldo Dias Campos.

Blairo Maggi foi indicado à categoria ‘Enfrentamento a Pobreza’ pela luta de ‘Erradicação da fome em Mato Grosso’. Valtenir Pereira foi indicado à principal categoria da premiação: Dorothy Stang – ‘Defensor dos Direitos Humanos’ pela sua luta em reconhecer e regulamentar a profissão do Agente Comunitário de Saúde. Paulo Lessa foi indicado à categoria ‘Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente’, por desenvolver um trabalho de modernização do Tribunal de Justiça, e projetos vanguardistas em Defesa da Criança e do Adolescente.

Já a instituição Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi indicada à categoria ‘Enfrentamento a Violência’ pela criação do programa de Justiça Comunitária, que preza pela conciliação, combatendo a violência.

De acordo com Givaldo, os nomes dos vencedores serão conhecidos em dezembro, mês de comemorações da Declaração Internacional dos Direitos Humanos. “Os indicados por Mato Grosso concorrem com os indicados pelas outras unidades da Federação, e caso sejam escolhidos, receberão os prêmios em Brasília, em cerimônia no Palácio do Planalto, das mãos do presidente da republica e do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República”, lembrou.

Entre as personalidades que já receberam o prêmio estão: Herbert de Souza, o Betinho, o cardeal emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns e a novelista Glória Perez, entre outros. Das ONGs contempladas estão: a Central Única de Favelas, o Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas e a Comissão Pastoral da Terra.

* Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT