Sindicato dos Engenheiros, Crea-MT e Mútua promovem evento para conectar novos profissionais ao mercado de trabalho
28 de novembro de 2024, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (Senge-MT), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da Mútua-MT, promoveram, na manhã desta quinta-feira (28), um evento para conectar profissionais recém graduados ao mercado de trabalho. O encontro foi realizado no auditório do Conselho, em Cuiabá.
O objetivo do “Formei, e agora?” era orientar os profissionais sobre os próximos passos na carreira. Estiveram no evento o presidente do Senge-MT, Luiz Benedito de Lima Neto, o diretor e conselheiro do Crea-MT, engenheiro civil Darci Lovato, representando o presidente do Conselho, engenheiro civil Juares Samaniego, e a técnica da Mútua-MT, Naiara Faria Lima Pinheiro, representando a diretora-geral da Caixa de Assistência, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo.
Durante a abertura do evento, o presidente do Senge-MT, Luiz Benedito de Lima Neto, disse que o evento é voltado à esses profissionais devido as dificuldades e inúmeras opções no mercado de trabalho.
“Já há uma dificuldade terrível dos estudantes em passar no vestibular. Depois, são três, quatro anos estudando e quando se forma? O que vamos fazer? Em função disso, criamos esse evento para incentivar, orientar e conversar sobre o que fazer com os nossos novos graduados”, disse.
O conselheiro Darci Lovato ressaltou as ações da Mútua-MT, que é responsável pelo financiamento do evento.
“Esse é um assunto que está sendo discutido nacionalmente. São temas interessantes sobre inovação, inteligência artificial e sustentabilidade também. Acho interessante parabenizar a Mútua-MT que tem feito essas as ações, levando recursos, através do chamamento público, para que as entidades possam trazer informação, capacitação e formação”, reforçou.
A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro de controle e automação Luiz Augusto de Almeida, que abordou o tema “Inovações em Tecnologia para Engenheiros: Desafios e Oportunidades”. O objetivo da aula era mostrar aos novos profissionais que a inovação é constante e que todos precisam estar atentos a novos conteúdos, novas práticas e novas tecnologias.
Já a segunda palestra tratou sobre “Engenharia Sustentável: Práticas e Tendências Globais” com a engenheira sanitarista e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eliana Rondon.
Texto: Caroline Mesquita