Shoppings apostam em um incremento de cerca de 30% em vaga de empregos

15 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Os três shoppings de Cuiabá – Pantanal, Goiabeiras e 3 Américas – que concentram cerca de 570 lojas e geram mais de 3 mil empregos diretos – trabalham com a previsão de um incremento de 30% no número de contratações temporárias neste final de ano.

A previsão é de que as admissões comecem no próximo mês e se estendam até o final de dezembro. De acordo com informações dos shoppings, a maioria das lojas contrata pelo período de um mês, mas em muitos casos os trabalhadores são efetivados no cargo ou chamados no decorrer do ano para reforçar o quadro de atendentes e vendedores, conforme a necessidade.

O Goiabeiras Shopping, com cerca de 180 lojas, deve começar as contratações em novembro e tem projeção de acrescentar em 30% o número de trabalhadores nas lojas. Pelo menos 80% dos contratados serão vendedores. “O interessante é que muitos trabalhadores admitidos temporariamente acabam se efetivando no quadro após o término do contrato”, afirmou uma fonte do shopping.

No Pantanal Shopping, o trabalho de recrutamento começa na primeira semana de novembro e a seleção e contratação pelas lojas acontecem em dezembro. A maioria das lojas opta pela contratação de funcionários temporários pelo período de um mês.

No Shopping 3 Américas, os segmentos que devem contratar mais neste final de ano também são confecções e eletrodomésticos. As 210 lojas do 3 Américas devem iniciar as contratações em novembro. “A nossa expectativa é de que o emprego temporário reforce em pelo menos 30% o quadro de funcionários no final do ano”, afirma uma funcionária do shopping.

Os setores que mais empregam nos shoppings são as lojas de moda e eletrodomésticos. Devido ao grande movimento de clientes, normalmente as empresas costumam contratar vendedores com alguma experiência. As lojas evitam contratar funcionários sem experiência ou qualificação, pois a demanda exige rapidez no atendimento.

Os requisitos para a contratação de trabalhadores temporários nos shoppings são basicamente os mesmos exigidos pelo comércio, em qualquer época do ano, como dinamismo, eficiência e disponibilidade de horário.

O salário varia conforme o cargo pretendido e a função, obedecendo-se o teto mínimo do salário comercial, cerca de R$ 500. Algumas empresas oferecem outras vantagens como vale transporte, alimentação e outros benefícios.(MM)

Fonte:Diário de Cuiabá