Sessão plenária extraordinária é marcada pela eleição de diretor financeiro da Mútua e lançamento de livro

28 de novembro de 2023, às 12h28 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Sessão Plenária Extraordinária de n° 145, realizada no dia 24 de novembro, elegeu como diretor financeiro da Mútua o eng. civil Waldomiro Teodoro dos Anjos Junior, em votação unânime. A mesa do Plenário foi conduzida pela presidente em exercício do Crea-MT, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, e o diretor administrativo, eng. eletricista Adriano Breunig. Na ocasião, também foi votada e aprovada com dois votos contrários as alterações das datas das reuniões das Câmaras e da sessão plenária, respectivamente, para os dias 11 e 12 de dezembro.

Waldomiro agradeceu pelo apoio dos conselheiros e anunciou os objetivos da sua gestão. “É cada vez mais otimizar a Mútua, tornar ela mais online, mais prática, rápida, e que chegue a todos os profissionais, porque esse dinheiro é do profissional e está lá para que ele possa ser beneficiado”, disse. “Tenho a vontade de interiorizar a Mútua, é a primeira vez que um membro do interior faz parte da diretoria da Mútua no Estado, então isso mostra que a força do Crea está interiorizando, isso é muito bom”, completou o engenheiro civil.

Em sequência, o eng. agrônomo Roberto Knoll ministrou palestra sobre arborização urbana, e, ao final, ocorreu o lançamento do primeiro volume do livro “Carta SAO – Sensibilidade Ambiental ao Óleo: conceitos de procedimentos metodológicos”, promovido pela Associação dos Geólogos de Cuiabá – GEOCLUBE, em parceria com o Crea-MT, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), a Mútua.

O primeiro secretário da GEOCLUBE o geólogo Caiubi Kuhn e a geóloga Sheila Klener realizaram uma apresentação sobre os temas abordados no livro e disponibilizaram um exemplar para todos os presentes. “Os estudos relacionados a temática de carta de sensibilidade ambiental ao óleo é uma forma de prevenir ou, caso ocorra algum desastre, conseguir remediar de uma forma bem rápido ou da melhor forma possível” explicou Sheila.

Caiubi pontuou que a temática do livro alcança vários públicos. “Esse livro tem como público alvo a área técnica especial, estamos falando principalmente dos profissionais do sistema Confea/Crea, mas ele também aborda temáticas relacionadas com legislação, aborda outras temáticas que são de outros campos profissionais, essa temática da carta de sensibilidade ambiental ao óleo é multidisciplinar em vários aspectos. Então, o livro traz um conjunto de conceito em relação a isso e permite a gente divulgar, popularizar, levar isso até os profissionais de uma forma sistematizada”.

Caiubi ainda ressaltou a importância dos projetos de parceria realizados pelo sistema Confea/CREA e Mútua. “Uma coisa muito importante é a gente ressaltar a importância do sistema Confea/Crea e Mútua para o desenvolvimento dessas publicações porque esses financiamentos, que são feitos por meio dos editais, é o que permite a gente ter os recursos para desenvolver essas publicações. Quando o sistema cria esses editais e possibilita essas publicações, ele cria um mecanismo de comunicação com a sociedade e com os profissionais fantástica, porque isso faz com que as informações cheguem até aos profissionais e que os recursos do sistema também voltam para o profissional com algo muito bom para eles que é o conteúdo técnico cientifico”, enalteceu o geólogo.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.