Sessão plenária do Crea-MT de fevereiro é marcada pela aprovação do PCCS, balancete e mudança da reunião plenária, diretoria e Câmaras Especializadas

21 de fevereiro de 2020, às 18h21 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), terça-feira, 18 de fevereiro, durante sessão plenária, aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a mudança, nos dias da  reunião de diretoria   e de Câmaras Especializadas mensal para segunda-feira, nos mesmos horários e a  sessão plenária na terça-feira, ás  8h da manhã.

Estrutura do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Crea-MT, com explanações do processo realizadas pelo Superintendente Executivo Administrativo (Sea), Átila Kleber Silveira auxiliado pela Gerente de Gestão de Pessoas, Francielle Oliveira e o consultor da empresa Leme, que mostraram a nova política do PCCS, e a metodologia da Avaliação de Desempenho, onde o papel da meritocracia objetiva torna-se o ponto alfa para a progressão da carreira.

O superintendente da Sea, informou que o PCCS visa trabalhar uma projeção de futuro aos empregados públicos, ou seja, as possibilidades de ascensão funcional e de salário, proporcionando o reconhecimento dos colaboradores, bem como, oportunidades de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional alinhados aos objetivos estratégicos do CREA-MT.

O Gerente Administrativo e Financeiro, Helber Lanzierre por meio da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) apresentou o balancete de janeiro a dezembro de 2019 ao plenário. Durante a sessão plenária, 19 processos de infração a legislação, um de pessoa física outro de jurídica, além de três atos de referenciados foram homologados pelos conselheiros.

O presidente, João Pedro valente presidiu a mesa, juntamente com o vice, Joaquim Paiva, o segundo-vice, André Luiz Schuring, diretor –financeiro, Fernando Paim e o vice-diretor financeiro, Sinvaldo Gomes de Morais.

Na extra pauta o coordenador da Comissão de Ensino e Atribuição, Eng. civil Archimedes Pereira Lima, falou sobre a alteração da grade curricular no curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Cuiabá(UNIC). Já a presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), Edinete Ferreira   convocou os presidentes de entidade de classe a reunirem para discutir data de evento que discutirá a criação do Colégio de Entidade de Classe Regional (Ceder). O encontro será conduzido pelo ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civ. Wilson Lang.

O diretor-diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea em Mato Grosso (Mútua-MT) Mário Cavalcante, falou sobre a disposição da Mútua-MT na prestação de informações sobre os benefícios, planos de saúde, Previdência Complementar (TecnoPrev),   convênios de desconto, programas assistenciais aos profissionais de Cuiabá e do interior.

No dia 17 de fevereiro foi realizada reunião extraordinária com as Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Agronômica e Florestal para tratar da elaboração do plano de trabalho 2020, tendo como base o projeto já aprovado em 2019. Já as reuniões de diretoria e Câmaras Especializadas foram realizadas dia 18 de fevereiro.

A reunião da CEAGRO-Câmara Especializada de Agronomia do Regional Mato-grossense, contou com a participação do chefe de Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura (MAPA), regional em Mato Grosso, Nilo Silva que discutiu sobre a “aviação agrícola”, com relação a responsabilidade do profissional em cima do licenciamento e da construção do pátio que faz a descontaminação das aeronaves, com o objetivo de garantir a segurança ambiental da população. O presidente do Crea-MT, João Pedro Valente e o coordenador da CEAGRO, Cláudio Terzi , frisaram a importância do alinhamento dos dois órgãos fiscalizadores, ou seja, Crea-MT MAPA na discussão do tema, destacando a existência de uma instrução normativa de 2008 do Ministério da Agricultura e Abastecimento(MAPA) , que institui as normas de trabalho da aviação agrícola, em conformidade com os padrões técnicos operacionais e de segurança para aeronaves agrícolas, pista de pouso, equipamentos, produtos químicos, operadores aeroagrícolas e entidades de ensino, objetivando a proteção às pessoas, bens e ao meio ambiente, por meio de redução de riscos oriundos do emprego de produtos de defesa agropecuária e revoga os normativos que menciona. Além do presidente do Crea-MT, do coordenador Terzi, membros da CEAGRO, do representante do MAPA e Ibama, o encontro contou com a participação do superintendente Operacional do Crea-MT e o gerente de Fiscalização do conselho, Jakson Paulo da Conceição.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Regional Mato Grosso, tenente-coronel Gibson Almeida Costa Júnior, também fez parte da reunião.

Texto: Cristina Cavaleiro/ Fotos: Igor Bastos/ Equipe de Comunicação do Crea-MT