Sessão Plenária de agosto é realizada através de videoconferência

12 de agosto de 2020, às 11h11 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Conduzida pelo 1° Vice-Presidente e Presidente em exercício, engenheiro florestal Joaquim Paiva de Paula, a reunião plenária N° 752 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada dia 11 de agosto no plenário do regional, foi marcada pela apreciação 11 processos de autuação, um de registro e dois processos éticos.

A sessão plenária foi totalmente online com acompanhamento apenas do diretor administrativo, Valmi Lima, os superintendes Atila Silveira e Giovani Bertol, e assessores do Crea-MT, respeitando as medidas de prevenção e distanciamento propostas pelos órgãos de controle saúde e sanitária. “Nós do Conselho tomamos todos os critérios cabíveis para inibir qualquer possibilidade de contaminação do Covid-19, tais como, o distanciamento, uso de máscaras de proteção e álcool em gel”. Destaca o presidente Paiva.

Ainda de acordo com o presidente todas as deliberações foram apresentadas e os processos foram votados, dando celeridade nas atividades do conselho. “Conseguimos a aquisição de um software para realizar a plenária através de videoconferência, dando mais tranquilidade para os conselheiros e maior agilidade na tramitação dos processos que são de competência do nosso Regional. Através deste sistema poderemos realizar várias reuniões sem a necessidade da presença física. Estamos muito contentes com o resultado”, informa o presidente em exercício.

SESSÕES PLENÁRIAS – O Plenário é o órgão de segundo instância deliberativo do sistema Confea/Crea, constituído pelo presidente e por conselheiros regionais. Os conselheiros são representantes das associações de classe, instituições de ensino e sindicatos das categorias registradas no Crea-MT, tendo cada um deles seu respectivo suplente, ambos com mandato de três anos.

Compete ao Plenário do Crea-MT, entre outras atribuições, regulamentar questões de integração profissional da engenharia e da geociência, com o Estado e a sociedade, ainda promove habilitação e fiscalização profissional. Analisar em grau de recurso processos de infração à legislação e ao Código de Ética Profissional, entre outras competências fixadas pelo Regimento Interno.

Atualmente, o Crea-MT tem 42 conselheiros efetivos, com igual número de suplentes. As sessões plenárias ordinárias são realizadas mensalmente. É necessária a presença de 50% mais um dos conselheiros, para que as reuniões sejam realizadas.

Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)