Sessão plenária extraordinária aprova aquisição de imóvel para instalação da sede Cuiabá

27 de março de 2023, às 11h42 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Sessão Plenária Extraordinária de n°144, do dia 21 de março aprovou a compra de imóvel para a instalação da sede Cuiabá. Atualmente o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), está localizado na Avenida Rubens de Mendonça no bairro Araes área Central da Capital. O órgão completará em 15 de dezembro de 2023, 57 anos de existência

“ São quase seis décadas de história, atuando pelo bem da sociedade, registrando e salvaguardando os profissionais do Sistema, ao mesmo tempo, impedindo a atuação de leigos e pessoas não habilitadas para prestarem serviços à sociedade, com o papel fundamental na construção de Mato Grosso, estado pujante nas Engenharias, Agronomia e Geociências.  Seja verificando, orientando ou fiscalizando o exercício profissional com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais das profissões do Sistema Confea/Crea do estado, além de promover a valorização profissional”, disse o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego.

De acordo com Juares, atualmente existem mais de 250 profissões dentro das Engenharias, Agronomia e Geociências   registradas no conselho. A modalidade de Agronomia que tem o maior número de profissionais registrados no estado, contabilizando mais de 35 mil profissionais no Sistema de Mato Grosso.

No estado Mato-grossense, sua implantação foi em 1966, ocorrendo com a criação do 14ª Região do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, com jurisdição em Mato Grosso e Rondônia e, sem recursos financeiros até para alugar uma sede, o engenheiro civil e sanitarista, Mário Saul, 1° presidente da autarquia, cedeu uma sala no prédio da Fundação Nacional de Saúde (FSESP) para que os trabalhos começassem.

Com os anos, o conselho passou por várias transformações, principalmente na estruturação física, implantação e aprimoramento do sistema de fiscalização, evolução tecnológica, diversas parcerias, interiorização do Conselho, tendo como missão assegurar, em benefício da sociedade, a adequada prestação de serviços nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea´s.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos:  Rennan Kawahara