Semana do Meio Ambiente 2019 debate gestão compartilhada

21 de maio de 2019, às 15h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia
vice-presidente do Crea-MT, Joaquim Paiva

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), apoiará a 15ª edição da Semana de Meio Ambiente de Mato Grosso de 03 a 09 de junho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Trazendo este ano o tema: “Meio Ambiente, Gestão Compartilhada” com o objetivo de lançar um olhar integrado para diversos atores da sociedade que contribuem para o equilíbrio ecológico.

O evento oferecerá mesas redondas, palestras, apresentação de cases de gestão ambiental, oficinas, exposições fotográficas e exposição de atitudes sustentáveis.

Na manhã do dia 03 de junho será realizada caminhada ecológica no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Durante toda a terça-feira (04), serão realizadas visitas técnicas na Águas Cuiabá, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Coca-Cola, Horta Estrela e Lacan – Laboratório de Permacultura e Bioconstrução.

Para o vice-presidente do Crea-MT, Joaquim Paiva, que reuniu com a organização do evento no dia 10 de maio, a Semana do Meio Ambiente abordará vários temas, como a água o controle sanitário de influentes. A Comissão de Meio Ambiente do Conselho estará envolvida diretamente na programação.

“A participação do Crea Mato Grosso é de suma importância, ao agregar engenheiros de diversas áreas do Estado no evento, por se tratar do custo e remanejamento da árvore na cidade, assunto que atraí a sociedade em fazer a parte dela, principalmente porque a preservação do Meio Ambiente está em toda parte, a exemplo do descarte de um produto em um lugar correto”, disse Paiva.

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, entidades governamentais e privadas apresentarão projetos que são referência na área ambiental, como, por exemplo, o projeto Água para o Futuro do Ministério Público Estadual (MPE) que realiza um trabalho de mapeamento e recuperação de nascentes na Capital.

Já a empresa Águas Cuiabá irá apresentar o Plano de Saneamento para o município. A Fiemt expõe os resultados obtidos pelo projeto Renovabio, e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) colabora com a apresentação do programa de arborização Verde Novo. O premiado Centro de Sustentabilidade do Sebrae e o modelo de ecoturismo implementado pelo Sesc Pantanal também estarão em pauta.

Os participantes do evento poderão acompanhar quatro mesas redondas que reunirão especialistas de diversos segmentos para discutir o Combate ao Desmatamento Ilegal; Educação Ambiental Compartilhada; Ambiente Urbano e Mato Grosso no contexto das Mudanças Climáticas: Oportunidades e Desafios. Paralelamente aos debates, também serão realizadas exposições de trabalhos e feira demonstrativa. As palestras e debates serão realizadas no dia 06 de junho no Centro Universitário Unic – Beira Rio II.

O encerramento das atividades será feito com palestra magna do doutor em Direito Tributário Ambiental, Werner Grau Neto. O advogado irá falar sobre “O Ambiente Institucional e o Risco de Judicialização da Questão Ambiental” no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

 Agricultura Familiar

No domingo à tarde (09), será realizada uma feira com produtos da Agricultura Familiar no Parque das Águas. Os frequentadores da área de lazer também poderão ver o desfile da fanfarra dos Desbravadores e Aventureiros e conhecer os projetos da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado. Na oportunidade, será realizada ainda uma feira de adoção de animais.

05 de Junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi criado pelas Nações Unidas em 1972, durante a conferência de Estocolmo. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente. Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi criada por meio da Lei 7937 de 2003 com a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Estado e é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Parceria

Para a realização da edição de 2019 da Semana do Meio Ambiente, a Sema terá a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Estado (MPE), Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Tribunal de Justiça – Juizado Volante Ambiental (Juvam), Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), União Nacional do Etanol e do Milho, Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (Asmats), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Sebrae, Sesc Pantanal, Universidade de Cuiabá (Unic), Instituto Ação Verde, Desbravadores, Águas Cuiabá e Energisa.

As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/XVSemanadoMeioAmbiente. A Programação completa está disponível no documento abaixo.

Serviço

15ª. Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente – Gestão Compartilhada

Data: 03, 04, 05, 06 e 09 de junho de 2019

Local: Instituto Federal de Mato Grosso

Cristina Cavaleiro /Equipe de Comunicação do Crea-MT, com informações da Sema/MT