Schuring ministra palestra sobre o Sistema Confea/Crea para acadêmicos de Engenharia

16 de maio de 2022, às 8h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O conselheiro do Crea-MT, eng.  civil André Schuring realizou no final de abril, palestra: “ Sistema Confea/Crea” na faculdade Uniasselvi de Cuiabá para acadêmicos do curso de Engenharia Civil.

Na oportunidade, Schuring   explanou que o Crea-MT é um órgão público de autarquia federal especial da administração indireta de abrangência nacional de instância máxima na regulamentação do exercício profissional, que zela pela Ética profissional da engenharia, agronomia e geociências, fiscaliza o exercício e as atividades dessas modalidades, atendendo à sociedade e o profissional, além de registrar tabelas de honorários elaboradas pelas entidades de profissionais, sem fins lucrativos.  Na ocasião André fez uma pequena explicação sobre barragens em Mato Grosso.

“ É fundamental levar ao conhecimento desses futuros engenheiros como é o funcionamento do Conselho. Na ocasião, falei sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT), habilitação, tramitação de processos, ética, leis entre outros assuntos. A ART é válida como garantia dos serviços prestados por profissional habilitado, alimenta acervo Técnico do Profissional e é imprescindível para fiscalização, definindo as responsabilidades entre as partes e garantindo os direitos autorais.

Ainda segundo o conselheiro, o papel do Sistema é proteger a sociedade, confere atribuições, valorização do profissional, define as penalidades, de composições das Câmaras Especializadas e a estrutura organizacional, o plenário, Câmaras Especializadas, Comissões permanentes e especiais, bem como grupos de trabalho, presidência, diretoria e inspetorias. Expondo estatísticas, destacando a quantidade de profissionais registrados no sistema, que ultrapassa os 35 mil profissionais das áreas de Engenharias, Agronomia e Geociências.

O convite para realizar a palestra partiu da professora, mestre Engenheira de Segurança do Trabalho, Maria do Socorro Araújo. O encontro contou com a presença da conselheira, eng. de Segurança do Trabalho, Giuvania Maria Soares.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)