Samaniego e Creas do Centro-Oeste sugerem padronização para expedição de documentos

7 de junho de 2022, às 14h50 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Compartilhar esta notícia

No último dia da 3ª Reunião Ordinária Colégio de Presidentes (CP), realizada em Gramado no Estado do Rio Grande do Sul, em 03 de junho, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego e outros Creas do Centro-Oeste, sugeriram padronização para expedição de certidões de registros e quitações de pessoas físicas.

Na oportunidade, Juares Samaniego explanou que a ideia é dar um prazo e dentro desse tempo, de qualquer forma, mesmo se houver alteração de alguns dados do interessado, se mantem os documentos com a validade ou não. “Se foi feito alteração, o profissional tem que automaticamente comunicar ao Crea, para dessa forma emitir uma nova certidão, já com as modificações realizadas dentro do Sistema”, ressaltou Juares.

O encontro nacional no Rio Grande do Sul foi encerrado com a indicação do Crea gaúcho para sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em 2023.  Por unanimidade, o colegiado aprovou a candidatura única e agora a proposta segue para deliberação do plenário do Conselho Federal. Se aprovada, esta será a terceira vez que o Crea-RS recebe o maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua. As outras edições foram em 1993 e 2013.

Edição deste ano

Ainda na sexta-feira (03/06), foi realizado o sorteio definindo a localização dos estandes na ExpoSoea 2022, que será outubro, em Goiânia (GO). No espaço, são expostos vídeos institucionais e distribuídas cartilhas educativas e publicações. Além disso, os Creas mostram o que há de melhor nos seus estados, garantindo o sucesso da exposição.

Lounge com startups, projeto memória do Sistema, arena 360° com palestras interativas e ilha da inovação com painéis diversificados são alguns dos atrativos que os participantes encontrarão na 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada  entre 4 e 6 de outubro, na capital goiana. Faça sua inscrição aqui.

Representando a Comissão do Mérito, a conselheira federal pelo Crea-RS, eng. agr. Andréa Brondani, listou os indicados para receber as honrarias do Sistema durante a Soea. Confira aqui os nomes  homologados pelo plenário federal.

Compromisso

O último dia da reunião do colegiado foi marcado ainda pela leitura da carta em prol das demandas nacionais e das pautas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O texto pede aos candidatos à Presidência da República o comprometimento com o “desenvolvimento sustentável, a geração plena de empregos, a ampla e forte democracia e o respeito a todos e a cada um”.

Os líderes do Sistema recomendam que os candidatos “apresentem claramente seus compromissos para os próximos quatro anos com investimentos na infraestrutura do país, portos, aeroportos, ferrovias, estradas, metrôs e energia elétrica; na melhoria da qualidade de vida da população com políticas públicas permanentes de habitação de interesse social, abastecimento d´água, esgotamento sanitário, destinação correta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, preservação do meio  ambiente e sustentabilidade”. O documento segue pontuando que “o crescimento sólido do agronegócio, em bases ambientalmente corretas, economicamente fortes e socialmente justas não deve ser mais importante que a agricultura e a pecuária familiar dos pequenos e médios produtores”, e defende ainda que a “ampliação das escolas de tempo integral deve abranger todo território nacional, bem como, o fortalecimento do sistema público de saúde, garantindo a todos a devida assistência nas horas mais difíceis”.

Aos presidenciáveis é pedido o comprometimento firme na garantia do piso salarial profissional, da punibilidade exemplar ao exercício ilegal da profissão, à carreira de Estado em todos os níveis. “Garantam o cumprimento legal da cronologia de pagamentos dos serviços contratados, da lisura dos processos de seleção na contratação de obras e serviços públicos e a conclusão de milhares de obras paralisadas”, orientam as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua ao final da carta.

Fiscalização

Paralelamente ao Colégio de Presidentes, foi promovida em Gramado (RS) a 1ª Reunião Técnica de Fiscalização da Região Sul, com participação de gerentes, supervisores e agentes. Na pauta, impactos no Relatório de Fiscalização, procedimentos para planejamento da fiscalização do Creasul e índices de eficiência e qualidade nas ações de fiscalização.

A agenda foi valorizada pelo coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea, eng. minas Renan Azevedo, ao salientar a visita técnica ao Alpen Park para tratar de modo prático sobre equipamentos mecânicos e normas técnicas. “É importante intensificar a fiscalização em parques de turismo e aventura visto que a abertura desses espaços vem aumentando no Brasil”, comentou, após exibição do vídeo registrado pelo Crea-RS com depoimentos de especialistas sobre sistema de manutenção, inspeções periódicas, responsável técnico e legislação. Em julho, será a vez  dos  Regionais do Sudeste reunirem os funcionários em debates sobre ações fiscalizatórias.

A eleição virtual do novo presidente do Crea-PB, eng. civ. Hugo Barbosa de Paiva Júnior, no dia 23 de maio, foi relatada pelo coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro Pereira. “Houve a participação de 1.656 votantes, 23,7% dos profissionais aptos a votar”, registrou, avaliando: “O processo foi realizado dentro da legalidade e de forma pública, garantindo a isonomia aos candidatos e resguardando, assim, a transparência dos atos”.

O coordenador frisou que no próximo dia 20 será publicado no site do Confea o edital de convocação das eleições para conselheiro federal e seus suplentes representantes do Acre (Industrial), Alagoas (Agronomia), Amapá (Elétrica), Rio de Janeiro (Civil), Rondônia (Civil) e Sergipe (Elétrica). A votação será em 3 de novembro, também de forma eletrônica pela internet. Os eleitos irão exercer mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. Aos Creas, o titular da CEF recomendou a “atualização dos dados cadastrais dos profissionais para que o pleito seja um sucesso”.

 SEI Multiórgãos

O gerente de Planejamento e Gestão do Confea levou para análise do colegiado propostas do Grupo Técnico Operacional para implantação do SEI Multiórgãos no Sistema. “Esta é uma visão técnica que atende à demanda deste colegiado”, comentou Edson Mello Júnior. A ideia é iniciar a implementação por um Crea que já utilize o SEI e o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), visando ganhar tempo e escala no que diz respeito à padronização de usos e modelos. Os Creas da Bahia e do Rio de Janeiro irão participar dessa primeira etapa. O projeto, que será amadurecido até a próxima reunião do CP, prevê ainda o desenvolvimento de piloto de Centro de Serviços Compartilhados, um conceito que abrange a organização enxuta e focada em processos, independência do negócio, atividades sinérgicas, mais visibilidade e boas práticas difundidas e utilizadas.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações e fotos do Confea