Rodovias 080 e 174 têm como objetivo o prolongamento

10 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A extensão total da BR-080 é de 621 km. A estrada começa em Brasília (DF) e termina em São Miguel do Araguaia (GO). O projeto de lei propõe em prolongar a rodovia por mais 1.229 km, até o entroncamento da BR -364, em Rondônia. O novo traçado corta o estado de Mato Grosso em uma região caracterizada pela produção pecuária bovina de corte e com pequena produção agrícola. A mudança é justificada por se tratar de uma região de terras férteis onde a produção agrícola pode ser ampliada sem provocar abertura de novas áreas.

Outro ponto considerado importante é que o novo traçado beneficiará o município de Colniza, carente de infra-estrutura, segurança, saneamento básico e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

BR-174 – O atual traçado começa em Cáceres, passa por Mato Grosso, Rondônia, Amazônia, Roraima e termina na fronteira com a Venezuela. A alteração no traçado definitivo acrescenta entre os pontos de passagem outros 12 municípios. A proposta consiste em alterar o ponto de início da rodovia, transferindo para Porto Santo das Lendas, incluindo as cidades de Pontes e Lacerda, Vilhena, Juína, Juruena, Aripianã, Colniza e Manicoré.

O município de Juína é apresentado como estratégico na dotação de recursos logísticos para o escoamento de sua produção. Ali a economia se baseia na pecuária e no extrativismo mineral, com ênfase especial para a extração de diamante. (AM).

Fonte:Diário de Cuiabá