Reunião do Colégio de Presidentes de Creas acontece em Tocantins

9 de maio de 2019, às 8h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Presidente do Crea-MT, João Pedro Valente durante a reunião de Colégio de Presidentes em TO

O primeiro dia da 2° Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema de Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea/Crea), iniciou nesta   quarta-feira (08/05), com a presença de 26 dos 27 Creas em Palmas (TO).

Até 6ª feira, uma pauta com 18 itens alimentará as decisões em torno de temas como o que trata dos egressos de cursos de Educação a Distância se registrarem ou não nos conselhos regionais de Engenharia e Agronomia, responsáveis pela concessão de atribuições profissionais para exercer suas atividades.

“Em relação aos assuntos direcionados ao exercício profissional, o Colégio de Presidentes (CP), tratará da extensão de atribuições relativas aos conhecimentos adquiridos em cursos de graduação de nível médio. A apresentação do Plano de Ação da Comissão Mista do Acordo de Cooperação assinado entre o Confea e a Agência Nacional de Mineração, é outra pauta a ser discutida”, detalhou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, que participa do encontro.

Ainda de acordo com João Pedro Valente, outro tema debatido no evento, motivado por algumas sugestões repassadas ao presidente da Mútua e membros da Diretoria, foi a questão da necessidade de transparência nas formas de apoio que a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea pode conceder aos Creas.

“ Sugerimos que seja feita uma capacitação a um representante de cada Conselho, dessa forma elaborar projetos para captar recursos junto a Mútua. Indicamos também que os   benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea sejam obtidos apenas para os mutualistas, ou seja, aos profissionais registrados no Crea-MT, até porque o recurso da Mútua tem origem da Anotação de Responsabilidade Técnica, a ART recolhida dos profissionais que contribuem com os cofres da Caixa de Assistência”, disse Valente.

Os presidentes participam do lançamento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) a ser realizado na 5ª feira, dia 09, na sede da OAB, às 19h.

Na abertura dos trabalhos, na qualidade de anfitrião, o presidente do Crea-TO, o eng. civil Marcelo Costa Maia, deu as boas-vindas aos participantes, assim como Wolney Parente, eng. agr., presidente do Crea-RR que também responde pela coordenação-adjunta do colegiado, Ronald Santos, eng. mec. , que representou Joel Krüger, eng. civil que preside o Confea e Paulo Guimarães, eng. civil que preside a Mútua, caixa de assistência e braço social do Sistema Confea/Crea. A coordenação da reunião coube a Antonio Carlos de Aragão, presidente do Crea-PB que coordena o colegiado.

Cristina Cavaleiro/ Equipe de Comunicação do Crea-MT/Fotos: Confea