Regional Mato-grossense homenageia geólogos do Sistema pelo dia

30 de maio de 2020, às 18h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), parabeniza todos os profissionais pelo dia do geólogo comemorado neste Dia 30 de maio.

“Um  profissional de extrema importância no estudo da estrutura e dos processos que formaram a terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos práticos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum”, detalhou o presidente em exercício do Crea-MT Joaquim Paiva.

O geólogo é o profissional com formação universitária de nível superior no curso de Geologia. É o profissional que estuda a Terra, toda sua estrutura, formação, processos naturais e evolução ao longo de toda sua idade, através do estudo de todos os tipos de rochas, da constituição do solo e das formas de relevo.

Sobre a Geologia

 A Geologia, como ciência, procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas, até o tempo presente. Para isso, como em muitas outras áreas das ciências, a Geologia depende de instrumentos e experimentos em laboratórios e simulações computacionais para descrever as propriedades físicas e químicas de amostras provenientes da superfície da Terra. Essas amostras são coletadas em viagens de campo. Por isso, a Geologia é conhecida como uma “ciência de campo”, onde se baseia principalmente na observação e experimentos no local do objeto de estudo, ou seja, onde será sua área de estudo.

Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)