Regional Mato-grossense homenageia Engenheiros Eletricistas

23 de novembro de 2020, às 16h35 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Presidente da AMEE), Lauro Leocádio da Rosa, vice- presidente Matheus Silveira e Dir. de Adm. Delcio Taques Saldanha

Para homenagear  e representar todos os engenheiros eletricistas do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT) , entrevistou o  presidente da Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE), Lauro Leocádio da Rosa, que falou sobre a grande importância da profissão, a importância desse profissional no estado,  os desafios e a reestruturação da AMEE, na busca pelo fortalecimento da classe dos engenheiros eletricistas junto ao Crea-MT em defesa da sociedade.

Formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre na profissão pela Universidade de Brasília (UNB) e doutorando em Física e Ambiental também pela UFMT, Lauro atualmente é professor dos cursos de Elétrica e Eletrônica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o presidente da AMEE,  destaca que  atualmente uma das dificuldades em torno da profissão é a empregabilidade, ou seja, o mercado de trabalho. Em sequência o piso salarial do engenheiro eletricista. Por lei, o profissional desse ramo deveria receber 8,5 salários mínimos. Percebemos que em órgãos públicos e em algumas empresas privadas não é observada essa questão, sendo considerado outro desafio.

“Diante dessa situação, nós da AMEE estamos buscando, juntamente com essas instituições melhorar esse fator. A atualização da tecnologia também está em franco desenvolvimento na área de automação e em outras modalidades da engenharia. Se o engenheiro eletricista não buscar esse novo conhecimento terá dificuldade ao ser inserido no mercado de trabalho. Sem contar com a dificuldade de abertura de uma empresa, colocando como desafio os custos fixos empreendimento”, destacou Lauro.

Para o profissional da Engenharia elétrica, o principal objetivo da Associação é   fortalecimento junto ao Crea-MT.  O primeiro passo depois da graduação, é se regularizar com o Crea-MT, assim estará exercendo sua profissão legalmente. É importante também o engenheiro eletricista se associar na AMEE, é através dessa parceria que irão alcançar grandes resultados para a profissão, e fortalecer a cada dia a associação, que junto ao Crea-MT atua em defesa da sociedade, impedindo o exercício ilegal da profissão.

“Já na questão de desafios, vejo vários para esse profissional que está iniciando agora no mercado. Vejo  no  mercado de trabalho , assim  como outras profissões, principalmente da  engenharia de uma maneira geral , a profissão especificamente a modalidade de  eletricista, com dificuldades de ingressar , coloco como  exemplo aa pandemia, bem como dificuldade de sombreamento de outras categorias sobre a nossa área . Esse é um problema sério, além do exercício ilegal da profissão por parte de leigos”, falou ele.

Ainda segundo Lauro, a Engenharia Elétrica por si só, é muito importante para o desenvolvimento de uma nação, país e estado. Se for observar as áreas de atualização desse profissional da Engenharia Elétrica são várias, como: automação, industrial, residencial, eletrônica, telecomunicações e geração, transmissão e distribuição   de energia. São diversas setores de atuação do engenheiro eletricista, que estão ligados com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Os estados têm seus comódites voltados principalmente para a produção primaria. Se nós verticalizarmos essa produção, certamente vai haver muito mais empregos para o engenheiro eletricista. Ele vai poder contribuir mais com a economia de Mato Grosso. O estado como um todo será beneficiado, tanto na população como no desenvolvimento social e econômico

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)