O conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aderiu a campanha Julho Verde, ao iluminar a faixada do órgão este mês. Lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), a campanha chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país.

Especialistas e entidades médicas querem conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.  A campanha foi iniciada em 2016 pela sociedade e o Inca, que centraliza a parte do controle oncológico no Brasil e acabou sendo um dos grandes propagadores da prevenção.  O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres.

O dia 27 de julho foi escolhido para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço durante o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, realizado em Nova Iorque (EUA), em 2014. O evento reuniu especialistas de todo o mundo.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) Fotos: Rennan Kawahara