Regional Mato-grossense abraça campanhas: “Abril Verde e Azul”

6 de abril de 2022, às 10h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Este ano o Crea Mato Grosso fez diferente, está abraçando   duas campanhas: Abril Verde:  “Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trabalho e Abril Azul:  Conscientização sobre o Autismo.

Com relação ao Abril Verde, a diretora-administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), eng. sanitarista e de segurança do trabalho Suzan Lannes, destaca que são duas ações grandiosas e importantes.

“Iniciativa de participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, principalmente relacionadas a prevenção do Corona Vírus(Covid-19), que assola o mundo desde 2020.  E esse movimento” Abril Verde” luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional”, disse Suzan.

E os acidentes de trabalho não estende só no local, mas também durante o percurso.  Principalmente com profissionais do Sistema Confea/Crea.  No dia 19 de outubro de 2021 a vida do engenheiro civil Carlos Alexandre Carneiro mudou, quando saiu de Cuiabá com destino a Aripuanã, onde sua viagem foi interrompida na rodovia 170, que liga Brasnorte a Juína, após sofrer um grave acidente automobilístico, resultando em várias fraturas pelo corpo, como:  cabeça, perna, braço e nariz.

“ Costumo dizer que nasci de novo, quase perdi a vida. Fiquei entubado, sobrevivi por um milagre de Deus. Vale lembrar que os acidentes de trabalho nem sempre acontecem dentro do ambiente, mas também no percurso até o local que será realizada a atividade, tanto que eu estava executando uma obra em  Aripuanã e não imaginava que iria perder a direção e chocaria de frente um caminhão”, disse o engenheiro civil Carlos ao relembrar do acidente.

Números de acidentes de trabalho:

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada por Distribuição Geográfica dos Acidentes de Trabalho (CAT), em 2020, aproximadamente 10, 6 mil acidentes de trabalho foram registrados em Mato Grosso. Desses números, uma média de 1, 700 são do município de Cuiabá.   Já no Brasil foram constatados 446,9 mil casos, segundo o IBGE.

Abril Azul:  Como é uma campanha conjunta, a gerente de logística do Crea-MT, Adriana Imbriani, explanou que o objetivo da campanha Abril Azul é conscientizar as pessoas a respeito do autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Tanto que a “hashtag”nas redes sociais deste ano é o “Autista em todo Lugar”.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), abril é o mês de conscientização sobre o autismo e visibilidade ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). Através da campanha Abril Azul, várias ações são desenvolvidas ao redor do mundo para envolver a comunidade no assunto. A cor azul foi escolhida pelo fato, ainda não explicado cientificamente, de que o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas.

O presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Mato Grosso (Ibape-MT), Eng. eletricista Ivan Correa, também abraçou a causa.  O atendimento do Crea-MT mostra a adesão das duas campanhas, com balões azul e verde e com banner informativo e no período noturno a fachada do órgão estará iluminada durante todo mês da cor “Verde”, como forma de conscientizar a população com os cuidador e prevenção.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) Fotos: Igor Bastos