Quilombolas são retirados de área

19 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fonte: Gazeta de Cuiabá

Vinte famílias do Quilombo Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento, foram despejadas ontem de manhã, durante um mandado de reintegração de posse cumprido pela Polícia Federal. As ações foram impetradas por fazendeiros que alegam ser os proprietários da área. Eles conseguiram parecer favorável do juiz da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, Jéferson Schneider.

Não houve tumulto, nem resistência. Os quilombolas, porém, estão revoltados com a situação. A briga pela posse da terra, que soma aproximadamente 14 mil hectares, já dura 14 anos. A área está divida em várias propriedades em nome de particulares. Alguns entraram com ações e discutem a questão. Os remanescentes de escravos, por sua vez, estão divididos em vários acampamentos ao longo da propriedade. São cerca de 200 famílias. Em janeiro passado um outro despejo tirou 5 famílias de uma fazenda.

A secretária da Associação Sesmaria Boa Vida Quilombo Mata Cavalo, Gonçalina Almeida, diz que os quilombolas não ofereceram resistência à desocupação, mas querem um posicionamento do Incra. A pressão fez com que o representante da Ouvidoria do Incra nacional, Marco Aurélio Rocha, e o integrante do Comitê de Conflito Agrário do Incra de Mato Grosso, Marco Antonio Rocha e Silva, fossem à área ontem tentar um entendimento.

Apesar de ainda não haver um processo de desapropriação em andamento e sequer o reconhecimento oficial de que a área pertence aos quilombolas, o Incra vai se reunir com os ocupantes para já negociar possíveis valores para indenizações. Antropólogos do Incra estão promovendo estudos que dirão se a área é ou não remanescente de quilombo. Os ocupantes da terra estão sendo notificados a se manifestar. Se a conclusão for que a área é remanescente de quilombo, o Incra publica uma portaria e inicia-se uma ação de desapropriação contra os atuais ocupantes (fazendeiros).

Uma reunião marcada para hoje às 8h30 na sede do Incra, em Cuiabá, vai colocar juntos representantes dos quilombolas de Mata Cavalo e ocupantes das terras pleiteadas pelos remanescentes de escravos.