Projeto Mulher do Sistema Confea/Crea é apresentado durante Workshop

4 de junho de 2019, às 15h11 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

“ O programa mulher do sistema Confea/Crea será lançado em um painel durante a 76° Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) em setembro na cidade de Palmas no Tocantins. O principal objetivo é buscar contribuição das mulheres do Crea Mato Grosso para que o programa seja bem representado”, detalhou a Gerente de Relações Institucionais do Confea e coordenadora Nacional do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, engenheira eletricista e de segurança do trabalho Fabyola Resende durante o 3° Workshop “ Crea Mulher”, realizado dia 01 de junho pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso(Aesa-MT) no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

De acordo  com Fabyola Resende a proposta tem como objetivo de promover debates com o intuito de propor ações que visem fomentar a participação da mulher nos Conselhos e Entidades de classe da engenharia e agronomia brasileira. A profissional apresentou a minuta do projeto para as profissionais mulheres do Crea Mato Grosso engajadas em discussões sobre a participação das engenheiras no sistema.

Ao fazer a abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente reforçou a participação das mulheres em atividades do sistema.

“ É visível a quantidade mínima de mulheres no pleno do Crea Mato Grosso. Precisamos mudar esse quadro e incentivar a presença dessas profissionais na ocupação de cadeiras de conselheiras titulares e suplentes aprimorando as decisões durante as reuniões plenárias”, explicou o presidente do Crea-MT.

Para a presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), engenheira civil, Rejane Mara Castiglioni, é preciso estudar ações que contemplem a inserção da mulher nestes espaços, dialogando com as diferentes linhas de atuação das diversas entidades existentes.

Já para engenheira sanitarista Deise Morimoto, este grupo tem o objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), este programa visa propor formas de fomentar o empoderamento feminino e a equidade de gênero no Sistema Confea/Crea.

“ A ideia é fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe, bem como nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, Creas de todos os estados brasileiros e Distrito Federal, visando com isso a ampliação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema Confea/Crea e entidades de classe”, detalhou a engenheira sanitarista Áurea Campos.

O Programa é fruto de constante diálogo com diferentes agentes da sociedade civil, parlamentares, lideranças do Sistema e entidades de classe, organismos internacionais dentre outros.

O processo de elaboração do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea contou com colaborações e participação de membros da sociedade civil, parlamentares, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, profissionais ligadas às áreas da engenharia, agronomia e geociências, Presidentes de Creas e entidades de classe e diversas lideranças do Sistema Confea/Crea.

Além da presença da engenheira eletricista do Confea, a programação também contou com a palestra motivacional com a coach Cirene Silva.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT