Programa Mulher do Crea-MT celebra encerramento das atividades do ano com evento no Parque Massairo Okamura

22 de dezembro de 2023, às 11h55 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Programa Mulher do Crea-MT realizou evento de encerramento das atividades do ano de 2023 na manhã do último sábado (16), no Parque Estadual Massairo Okamura. O evento contou com a presença de cerca de 70 (setenta) participantes que foram contempladas com aulas de zumba e defesa pessoal, além de sorteio de brindes e a presença da equipe da “Vida Diagnóstico e Saúde” dando orientações, suporte médico e aferindo a pressão e glicemia. Em parceria com o Projeto Verde Novo, também foram distribuídas cerca de 350 mudas de árvores nativas e frutíferas aos presentes.

Na abertura do evento, o presidente do Crea-MT eng. civil Juares Silveira Samaniego destacou que o Programa Mulher é um marco na valorização e no reconhecimento do papel fundamental das mulheres nas áreas vinculadas ao sistema Confea/Crea. “Ao longo dos anos, testemunhamos um aumento significativo na participação das mulheres nas engenharias e na agronomia, em papéis de destaque. A contribuição feminina é imprescindível para a inovação e o progresso desses setores. O programa não apenas celebra as conquistas das mulheres, mas também amplia oportunidades, incentivando a participação e a liderança feminina”, enalteceu Juares.

A coordenadora do Programa Mulher, geóloga Sheila Klener, explicou que o Programa foi criado com intuito de aumentar a participação efetiva da engenheira no sistema e tem como principal objetivo atingir a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres. Sheila também resumiu as atividades executadas ao longo do ano e ressaltou a importância dessas ações para aproximar as profissionais do Sistema.

“Durante o ano de 2023, o Programa Mulher realizou ações para incentivar a engenheira mato-grossense a participar mais do Crea, através de palestra no dia da Mulher sobre violência de gênero, homenagem em comemoração ao dia da Mulher na Engenharia, foi parceiro numa audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para discutir igualdade de gênero e violência contra mulher, e por fim realizamos esta última confraternização para comemorar o encerramento das atividades de 2023 e fortalecermos os vínculos entre todas as mulheres que fazem parte desta iniciativa”, celebrou Sheila.

Iniciando as atividades, a professora de educação física Djainee Sampaio ministrou aula de zumba. Já a aula de defesa pessoal foi ministrada pelo professor Leonardo Bocchese, que é defensor pessoal há 12 anos e começou a dar aulas de defesa pessoal para mulheres há 1 ano. “Comecei a ensinar mulheres a fazer essa defesa pessoal, visando aquele momento em que não tem nada mais que possa ser feito, nada que possa dar proteção a ela. Gostei muito de participar desse evento, toda oportunidade de divulgar esse trabalho, levar esse conhecimento a mais mulheres é muito importante, porque vai abrindo contato para que esse curso de defesa pessoal possa chegar a mais mulheres, cada vez mais”, comentou Leonardo.

Em sequência, o papai noel do Verde Novo, interpretado pelo 2º sargento da Polícia Militar Marcelo Luciano Pereira Campos, iniciou a distribuição de mudas nativas e frutíferas e, juntamente com a engenheira florestal do projeto, Rosiani Carnaíba, deu orientações sobre como plantar e cuidar das mudas, destacou a importância da arborização e da preservação ambiental incentivou atitudes simples que podem contribuir para mitigar os efeitos do aquecimento global.

PROJETO VERDE NOVO

O Projeto Verde Novo é uma iniciativa do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá que objetiva estimular o interesse da população para contribuir na ampliação da área verde em Cuiabá. “Ao longo desse ano o Verde Novo esteve presente em várias atividades com essa temática sobre o meio ambiente, plantando árvores, distribuindo mudas e fazendo a conscientização das pessoas para que a gente venha a contribuir mais para que Cuiabá seja mais verde”, comentou Rosiani.

“Projeto Verde Novo é um projeto que quer trazer a alegria do verde para Cuiabá novamente”, complementou o papai noel Marcelo.

A diretora financeira do Crea-MT, eng. Civil Marciane Prevedello Curvo, classificou o projeto Verde Novo como belíssimo e importante para a Capital mato-grossense, destacando a parceria com o Conselho. “É uma parceria de suma importância porque o Crea compõe mais de 250 profissões na área técnica. Então é a conscientização dos projetistas, conscientização do Governo estar presente nos projetos de arborização. Não adianta nada construirmos prédios, fazermos estradas e não ter a arborização porque as ondas de calor só vão melhorar com as árvores. Todas as quase 200 mil árvores plantadas e doadas pelo Projeto, desde o seu início, com certeza fazem muita diferença”, afirmou.

Para o 2º Vice-presidente do Conselho, eng. Civil André Luiz Schuring, a parceria com o Verde Novo é de extrema relevância. “Uma oportunidade de nós profissionais estarmos integrados às necessidades de algumas carreiras que fazem parte do nosso sistema, como engenharia florestal e engenharia agrônoma. A conscientização é o mais importante, despertar isso na sociedade”, ressaltou.

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.

Texto e fotos: Assessora da Comunicação do Crea-MT.