Profissionais e estudantes participam de curso de Cartografia geológico-geotécnica aplicada a obras de engenharia

10 de abril de 2017, às 10h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Associação dos Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) promoveu em parceria com a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), entre os dias 6 e 7 de abril, o curso de “Cartografia Geológico-Geotécnica Aplicada a Obras de Engenharia”. O curso teve a participação de geólogos, engenheiros civis e estudantes.

Durante os dois dias de atividades foram debatidos conceitos de cartografia geológico-geotécnica e suas principais aplicações conforme fase da obra de engenharia, métodos de cartografia geológico-geotécnica (abordagem multitemática e análise integrada), mapeamento de processos e estudo de casos (dutovias, loteamentos e mineração).

O Presidente da Federação Brasileira de Geógrafos (FEBRAGEO), o Geólogo e Engenheiro Civil Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, destacou que "o objetivo principal do curso é apresentar as principais técnicas utilizadas, assim como exemplos práticos".

Para o Geólogo Mauricio De Sant'ana Barros, um dos participantes do curso, "foi demonstrado que a geotécnica é uma ferramenta importante nas obras da construção civil principalmente rodovias, aterros sanitários, construção de dutos, dentre outros. Uma ferramenta fundamental para o projeto construtivo e ambiental de cada obra".

Já o Presidente do Geoclube, o geólogo Prof. Me. Caiubi Kuhn, enfatizou que são “atividades como esta, que aproximam a associação dos professionais e possibilitam um espaço de aprendizagem e debate sobre importantes temas técnicos”.

O curso contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), do Museu de Rochas Minerais e Fósseis e da Faculdade de Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso, da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), do Sindicato dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (SINGEMAT) e da Mútua –  Caixa de Assistência.