Como forma de esclarecer sobre o novo padrão de tomadas, o professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danilo Ferreira lançou no dia 17 de dezembro ,o livro: A Tomada de Três Pinos deve deixar de existir?

De acordo com o professor Danilo, o livro mostra vários assuntos entre eles: Quantos tipos diferentes de padrões de tomadas existem no mundo, desde quando é obrigatório o novo padrão de tomada, quando surge o padrão internacional, além de dúvida a função de cada pino de tomada, e outros assuntos relacionados ao tema.

O engenheiro eletricista explica que desde a aplicação compulsória do novo padrão de tomadas com três pinos, a partir de 2011 (Resolução CONMETRO nº 08 de 2009), o debate sobre o tema sempre foi cercado de emoções e teorias conspiratórias. Importante dizer aqui que na quase totalidade das vezes, sem o devido embasamento técnico/científico. Desde 2018 o debate voltou ao cenário com pedidos de revogação da portaria de normalização.

Professor do curso de Engenharia Elétrica da UFMT, Danilo Ferreira Esta publicação é necessária, pois, ao pesquisar sobre o assunto, mesmo em veículos de informação tradicionais, as informações disponibilizadas apresentam grandes problemas técnicos e acabam por desinformar os leitores. Observa-se também que diversas autoridades (deputados, lideranças políticas, candidatos etc.) se pronunciaram sobre o assunto. Assim, este e-book busca esclarecer o assunto por meio de perguntas clássicas sobre a pauta, com respostas técnicas de fácil compreensão e linguagem acessível.

 

Leia em anexo o livro: A  Tomada de Três Pinos deve deixar de existir?

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)