Produção de trigo crescerá mais de 66% este ano

9 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Mesmo prejudicada por fatores climáticos, a produção nacional de trigo este ano deverá totalizar 4,1 milhões de toneladas. Isso representa um crescimento de 66,3% em relação à produção de 2006, conforme as estimativas de julho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As estimativas apontam também para uma produção total de 133,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. O aumento, segundo o IBGE, é o resultado de condições climáticas mais favoráveis.

O IBGE destaca a boa recuperação das safras de milho e soja, que enfrentaram em safras anteriores sérios problemas de ordem climática. Com a colheita dos produtos da safra verão, praticamente encerrada, nos grandes centros produtores de grãos do país as atenções agora estão voltadas para o acompanhamento das culturas de segunda e terceiras safras e as de inverno.

“Os produtos da safra de inverno, até o momento, apresentam boas perspectivas. Porém, é preciso ressaltar que o quadro não é definitivo tendo em vista a grande influencia do clima, como geadas tardias e/ou chuvas na colheita, o que ainda pode acontecer até o final do ciclo dessas culturas”, alerta o IBGE.

Segundo o IBGE, 17 dos 25 produtos analisados na safra de 2007 apresentam variações positivas na estimativa de produção em relação ao ano anterior. Além da safra de trigo, os principais destaques são para produtos como o algodão herbáceo em caroço (crescimento de 30,5%), amendoim em casca 2ª safra (19,0%), milho em grão 2ª safra (38,3%), e a soja em grão (11,2%).

Outros sete produtos apresentaram reduções nas estimativas de produção em relação à 2006. Destaque para aveia em grão, com queda de 36,1%; café em grãos (15,0%); e feijão em grãos (17,5%).

A soja (58,2 milhões de toneladas) e o milho 1ª e 2ª safras (51,7 milhões de toneladas) representam 82,5% do total produzido de cereais, leguminosas e oleaginosas. Comparativamente à safra anterior, estes produtos apresentam acréscimos de 11,2% e 21,3%, respectivamente.

As culturas que registram as maiores áreas plantadas, em 2007, são a soja (20,6 milhões de hectares) e o milho 1ª e 2ª safras (13,7 milhões de hectares).

Regionalmente, os números indicam que o Sul do país continua respondendo por quase a metade de toda a produção nacional: 60,1 milhões de toneladas – o equivalente a 45% de toda a safra brasileira; o Centro-Oeste (segunda maior região produtora) respondeu por 44,2 milhões de toneladas – 33,2% do total; o Sudeste por 15,9 milhões – 11,9%; o Nordeste por 10,2 milhões (7,6); e a região Norte (a menor região produtora) por apenas 2,3% – 3,0 milhões de toneladas.

Fonte:TVCA