Prodotores recebem R$ 95 milhões do Pronaf

17 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vem se destacando por alcançar o primeiro lugar no ranking estadual na aplicação dos recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Os empréstimos saltaram de R$ 32 milhões na safra 2002/2003 para R$ 95 milhões nesta safra, beneficiando mais de 71 mil agricultores familiares. O crédito fundiário também contabiliza dados inéditos com a aplicação de recursos na ordem de R$ 49 milhões, beneficiando 1.250 produtores.

Nas últimas cinco safras (2002 a 2007) o volume de recursos aplicados no crédito rural/Pronaf ultrapassou os R$ 312 milhões. O coordenador do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e técnico agropecuário da Empaer, Sérgio Mazeto fala que todos os municípios do Estado receberam recursos do governo federal. No município de Rondonópolis, na região do Vale do São Lourenço os produtores estão obtendo êxito através da cadeia produtiva do leite. Conforme Mazeto, o produtor comercializa seu produto direto no laticínio, conseguindo vender e receber conforme o preço do mercado. “Dessa forma o produtor consegue quitar os débitos e melhorar a qualidade de vida da família”, confessa.

Em outubro de 2004, foi lançado o crédito fundiário no Estado de Mato Grosso para atender os agricultores familiares inseridos no processo de reforma agrária, e nesses três anos já foram elaboradas mais de 2.233 propostas pela Empaer. O coordenador Mazeto explica que o governo federal financia até R$ 40 mil para o pequeno produtor na aquisição da terra e investimentos básicos. O produtor tem carência de 2 anos, com taxa de juro anual de 6,5% e um período de 17 anos para quitação da dívida junto às instituições financeiras. “Essa é mais uma alternativa para o pequeno produtor ter acesso ao seu pedaço de terra e garantir a sobrevivência de sua família”, ressalta.

Fonte:Gazeta Digital