Presidentes de Creas reúnem-se em São Luís

22 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Vinte e sete presidentes de Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) participaram da III Reunião Ordinária de Colégio de Presidentes de Creas realizada no Rio Poty Hotel, em São Luís, no Maranhão. O evento contou com a participação dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Raymundo Portelada, e da Mútua – a caixa de assistência dos profissionais, Ângelo Costa, dentre outras autoridades.

Na reunião, foi discutido o papel das autarquias federais responsáveis pela fiscalização das atividades dos profissionais das categorias ligadas ao Conselho. O Colégio possui um coordenador e é presidido pelo presidente do Conselho Federal. Periodicamente, os representantes se reúnem para tratar de temas relacionados à área tecnológica e de assuntos institucionais e políticos de abrangência municipal, nacional e internacional, referentes ao desenvolvimento das ações do sistema.

Marcos Túlio disse que Confea está desenvolvendo dezenove Planos Táticos Operacionais e dezesseis Projetos Estratégicos desde novembro do ano passado, onde cada um deles tem seus planos de metas específicos voltados para a sociedade e aos profissionais da engenharia. E citou o “Projeto Pacto Profissional e Social, onde o sistema todo está envolvido e o “Pensar o Brasil. Educar e Inovar: Responsabilidade Social”.

“Não basta apenas discutir e planejar procedimentos estratégicos, mas sim implantá-los com detalhamento e procedimentos calcados em pessoal qualificado para obtermos êxito e eficácia nos procedimentos”, revelou. Para Marcos Tulio, o principal é começar pela mudança na cultura dos colaborados em trabalhar com planejamento, com interação e com espírito de grupo. Informou do salto tecnológico do Conselho Federal, quando da realização de reunião plenária sem a existência de papéis e sim com a utilização de computadores que possibilitou votações das matérias de forma eletrônica, sem chamadas nominais, com rapidez e eficácia.

Por fim, provocou o Coordenador e Coordenador Adjunto do CP, para que já na 4ª Reunião do CP, o colegiado pudesse fazer sua reunião com a utilização de computadores, onde poderá se aproveitar melhor o tempo para as discussões das matérias. falta de informação e acesso as normas e procedimentos a serviços prestados. Quando do início do processo de negociação a cifra chegava às bases de cinco milhões de reais e com uma ínfima oportunidade de benefícios, onde hoje é apresentada com um maior leque de benefícios com a importância de um milhão de reais. Comunicou que a proposta deve ser melhorada. Se o Sistema conseguir estar em todos os comitês o sistema será o maior integrante nas discussões, nos debates e nas formatações dos normativos da ABNT.

Para o presidente do Crea-MA, Raymundo Portelada, um dos assuntos tratados foi a valorização das categorias. Ele disse que o número de profissionais da área está reduzido no Brasil. “Deveríamos ter 2 milhões de profissionais, mas temos apenas 800 mil atuando. Isso deve-se a uma crise nacional em função da recessão”, disse Portelada. Ele afirmou ainda que da reunião sairá um documento como resultado das discussões, que será encaminhado ao Confea. No Maranhão, há 15 mil profissionais da área tecnológica cadastrados no Crea e, atualmente, a fiscalização ocorre nos 217municípios.

Fonte: Confea.