Presidente do Crea-MT presente na abertura da 77ª edição da Soea em GO

5 de outubro de 2022, às 15h34 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, participou nesta terça-feira 04/10) da abertura da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) presencial em Goiânia (GO).

“O evento nacional é uma grande ferramenta para os profissionais do Sistema Confea/Crea não só de Mato Grosso, mas de todo o país. Depois de ultrapassarmos essa pandemia e de termos ficado dois anos sem realizar o encontro presencial, a expectativa é receber mais de 4 mil profissionais das modalidades das Engenharias, Agronomia e Geociências do Brasil durante os três dias.  É notória a organização, com ambientes mais modernos e inovadores”, detalhou Samaniego.

O maior evento promovido pelo Conselho desde 1940, coloca em evidência desta vez o tema “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional” e promove a excelente oportunidade para demonstrar a evolução da área e o comprometimento do setor em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.

A abertura contou com a participação de profissionais, lideranças, autoridades de classe e políticas nacionais e internacionais que lotaram o Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções da capital goiana. A expectativa para a retomada presencial da agenda neste quase pós-pandemia foi o ponto comum dos discursos.

Ao abrir a Semana Oficial, o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, rememorou os dias de campanha para deputado federal no Paraná nos últimos dias. “Acredito que ganhamos ao tirar a Engenharia do lugar comum. Quando se sai candidato, tem de ter muita coragem, e é por isso que cumprimento as lideranças do Sistema que se candidataram nessas eleições”, saudou Krüger.

A mesa foi composta por presidentes do Confea e dos Creas, conselheiros federais, entre eles os conselheiros titular e suplente por Mato Grosso , geólogo Mário Cavalcanti e o eng. mecânico Sebastião Weis, além de conselheiros do Crea-MT e profissionais do Sistema bem como  homenageados do Mérito, lideranças dos colégios de Presidentes (CP) e de Entidades Nacionais (Cden), da Mútua, das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas de Ética, do Programa Mulher, do Contecc e da Coordenadoria Nacional do Crea Júnior.

Na ocasião, Joel convidou o senador recém-eleito por Goiás Wilder Morais (PL) para dividir o púlpito e juntos assumirem os compromissos das demandas do Sistema junto ao Legislativo. “Entre os temas que vão pautar nossos trabalhos no Congresso está o Projeto de Lei 1024/2020 sobre a federalização do plenário do Confea e os ajustes que precisam ser feitos no texto. A Engenharia como carreira de estado é outra prioridade nossa. Também vale lembrar que o Tribunal de Contas da União proibiu o repasse de 10% para as nossas entidades de classes regionais e nacionais e isso só pode ser feito se previsto em lei; para isso, contamos com o apoio do senador na elaboração dessa proposta”, listou Krüger.

O anfitrião e presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Junior, saudou os participantes da 77ª Soea e comentou a expectativa em realizar o evento depois de dois anos de espera. “Em 2019, ano que seria realizada a Soea aqui na capital, a sociedade tinha uma visão das formas de trabalho, nossos costumes foram impactados pela covid-19. Hoje com todos os aprendizados temos nova forma de conduzir os trabalhos: de forma presencial e híbrida”, disse. Lamartine convidou todos a renovar os entendimentos, tendo como pilar a temática “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social” focada no desenvolvimento nacional. “Nesta semana histórica vamos mostrar o que pode ser feito a favor do progresso nacional. Um novo tempo começa hoje, discussões relevantes, como ESG [do inglês Environmental, Social and Governance], o BIM [do inglês Building Information Modeling], vão pautar as nossas discussões como janelas para o mundo. Sejam todos bem-vindos a Goiás, sejam bem-vindos a um novo tempo”, declarou.

“Dois anos e quatro meses”, começou o emocionado presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida. “O projeto da Soea em nosso estado foi idealizado por nós, há dois anos e quatro meses, e foi concretizado pelo presidente Lamartine Moreira Júnior, a quem agradeço”, saudou, destacando o sonho realizado, com muita resiliência. “Tinha que acontecer neste número angelical, 77, que representa consciência coletiva e iluminação. E é assim que nos vemos neste instante, a Engenharia iluminada em um evento com uma programação com profissionais palestrantes com a diferenciação de nosso Cerrado”, afirmou, ao citar o trabalho intenso dos bastidores, liderado pela Comissão Organizadora (ConSoea).

Almeida aproveitou para saudar os sete presidentes dos Creas e do Confea, como o eng. civ. Joel Krüger, pela jornada como candidato a deputado federal. “A Engenharia agradece a coragem de vocês em disponibilizar seus nomes para valorizar as nossas profissões, evidenciando as nossas demandas na Câmara Federal. Precisamos de engenheiros senadores, engenheiros deputados para nos representar”, propôs. Por fim, falou do sentimento de pertencimento da diretoria que assumiu a Mútua nacional para ampliar os benefícios aos associados e às entidades de classe, como Seguro Viagem, disponibilizado a 75% dos participantes do evento.

Texto e fotos: Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com Ascom Confea


LinkedIn
Share
WhatsApp