Presidente do Crea-MT Juares Samaniego é diplomado durante Colégio de Presidentes

5 de fevereiro de 2021, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT),  Eng. civil Juares Samaniego no Colégio de Presidentes(CP) em Brasília

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT),  Eng. civil Juares Samaniego,  foi diplomado durante o Colégio de Presidentes(CP) em Brasília, juntamente com 26 presidentes de Creas do país. Os gestores eleitos têm mandatos de três anos, de 2021 a 2023.   A solenidade de   diplomação também foi marcada pelo segundo dia do 10º Encontro de Líderes, realizado de 03 a 04 de fevereiro.

“ Vários assuntos foram pautados pelo colegiado durante a reunião ordinária. Entre os que mais se destacam   está o encaminhamento da proposta de atualização da composição do comitê de crise responsável pelo Programa de Auxílio Financeiro do Sistema Confea/Crea de Enfrentamento ao Novo Coronavírus”, explicou Juares.

Juares explanou ainda que o Colégio de Presidentes irá solicitar ao Conselho Federal a definição de regras e critérios para transferência de recursos a terceiros na forma de patrocínio.  A ideia é publicar normativo com parâmetros para seleção de propostas e prestação de contas por parte dos patrocinados.    O CP rediscutiu duas propostas deliberadas no primeiro dia de reunião. Foi alterada a indicação do representante do fórum junto à Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI). Durante o encontro foram modificados  os dias das reuniões do segundo semestre, a fim de conciliar as datas com a agenda de trabalho dos Creas. Confira a versão atualizada do calendário de reuniões do CP em 2021:

Reunião                   Data                                            Local

1ª reunião ordinária       3 e 4 de fevereiro            Brasília (DF)

2ª reunião ordinária       18 a 21 de maio               Brasília (DF)

3ª reunião ordinária       30 de junho a 2 de julho              Crea-MT

4ª reunião ordinária       1º a 3 de setembro        Crea-CE

5ª reunião ordinária       6 a 8 de outubro              Crea-BA

6ª reunião ordinária       24 a 26 de novembro    Crea-AM

Representantes na ABNT

Na oportunidade, as lideranças dos Creas manifestaram apoio à reeleição do Crea-SP, Eng. telecom Vinícius Marchese Marinelli, para o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atualmente, o Crea São Paulo e o Confea representam o Sistema no Conselho Deliberativo da ABNT, “uma valiosa oportunidade para que o Conselho Profissional participe, com poder de voz e voto, de debates, formulação, acompanhamento e publicação de normas técnicas relacionadas à Engenharia e à construção civil”, como descreveu o presidente Joel Krüger em entrevista recente sobre o assunto.

Durante o evento, foi  aprovado também propositura de criação de grupo de trabalho no Confea, com participação de três membros do CP, dedicado à edição de decisão normativa, para regulamentar a Resolução 1.121/2019. A intenção é que o GT analise e defina critérios para operacionalização do normativo, que dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas.

Outro GT criado foi o de Integração de Sistema dos Creas, que será composto por representantes da área técnica do Crea-SP, Crea-DF, Crea-GO, Crea-CE, Crea-PB, Crea-PR, Crea-RO e Mútua.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR) com  informações do Confea