Presidente do Crea-MT, João Predo Valente

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente e coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-MT estão participando desde o dia 12 de janeiro do 9º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua em Brasília. O encontro vai até o dia 14 de fevereiro.

Para presidente do Regional Mato-grossense, João Pedro Valente é um momento para trocar ideias e experiências. Cerca de 800 lideranças da área tecnológica nacional estão reunidas em Brasília. “Com a participação de conselheiros, presidentes de Creas, integrantes de câmaras especializadas, comissão de ética e de entidades nacionais e regionais, o evento abre, oficialmente, a agenda do ano e marca a renovação das coordenadorias dos diversos fóruns consultivos do Sistema. O Brasil, que é um país que cresce constantemente, em diversas modalidades das engenharias, assim como agronomia, da geologia, da geografia, da meteorologia, dos tecnólogos e dos técnicos de segurança do trabalho, a exemplo de Mato Grosso que se “destaca ” nacionalmente pelo desenvolvimento econômico”, detalhou Valente.

Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a abertura contou também com a participação de parlamentares que integram a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e que acompanham a tramitação de projetos de lei de interesse da área tecnológica.

Mobilização e Sustentabilidade

Ao se dirigir aos participantes, o presidente do Confea, Joel Krüger destacou a agenda do evento “que mobiliza centenas de lideranças oriundas de entidades de classe, instituições de ensino e sindicatos, que integram o nosso sistema profissional, composto por mais de um milhão de profissionais e aproximadamente 265 mil empresas das áreas tecnológicas”.

Conselheiros do Crea-MT e representes de outros Creas do país

Sobre os serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea, Joel Krüger informou que em 2019, foram emitidas cinco milhões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) em todo o Brasil e realizadas 500 mil fiscalizações. Quanto às ações parlamentares, Krüger destacou que 600 projetos de lei tramitando no Congresso são de interesse da área tecnológica nacional e foi aplaudido novamente quando afirmou que “o Confea atua em ações propositivas, como as que a terminaram a aprovação do PLC 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal. Sobre o Projeto de Decreto Legislativo 901/18, que revoga a Resolução 51 do CAU/BR, disse ter o apoio de diversos deputados.

Conselheiro do Crea-MT Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior recebendo certificado de função como coordenador adjunto da Câmara especilizada de Engenharia Civil nacional de 2019

Certificados de função

A entrega de certificado de função aos coordenadores de Câmaras Especializadas de 2019 também marcou o início dos trabalhos do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Concea/Crea. Confira:

Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea

Agrimensura (CCEAGRI)

Coordenador: eng. agrim. Joseval Carqueija (Crea-BA)

Coordenador adjunto: eng. agrim. Daniella Tavares (Crea-PI)

Agronomia (CCEAGRO)

Coordenador: eng. agr. Kléber Souza dos Santos (Crea-DF)

Coordenador adjunto: eng. pesca José Carlos Pacheco dos Santos (Crea-PE)

Engenharia Civil (CCEEC)

Coordenador: eng. civ. Carlos Eduardo Domingues (Crea-PA)

Coordenador adjunto: eng. civ. Silvano Pohl (Crea-MT)

Engenharia Elétrica (CCEEE)

Coordenador: eng. eletric. José Antônio Latrônico Filho

Coordenador adjunto: eng. eletric. Adriana Resende Avelar Rabelo

Engenharia Industrial (CCEEI)

Coordenador: eng. mec. Marcos Adriany (Crea-ES)

Coordenador adjunto: eng. oper. mec. Luís Cláudio de Oliveira (Crea-RO)

Engenharia Química (CCEEQ)

Coordenador: eng. plast. Luís Sidnei Barbosa Machado (Crea-RS)

Coordenador adjunto: eng. quím. Francisco Innocencio Pereira (Crea-SP)

Geologia e Minas (CCEGM)

Coordenador: eng. minas Ubirajara Lira Gomes Júnior (Crea-BA)

Coordenador adjunto: geol. Sílvia Cristina Benites Gonçales (Crea-AM)

Segurança do Trabalho (CCEEST)

Coordenador: eng. eletric. e de seg. trab. Luciana Macedo Silva (Crea-MS)

Coordenador adjunto: eng. mec. e de seg. trab. Jacques Sherique (Crea-RJ)

Engenharia Florestal (CCEEF)

Coordenador: eng. ftal. Rafael de Souza Macedo (Crea-RO)

Coordenador adjunto: eng. ftal. Guilherme Reisdorfer (Crea-RS)

Comissões de Ética dos Creas (CNCE)

Coordenador: eng. civ. Flávia Roxin Bretas (Crea-MG)

Coordenador adjunto: eng. comp. Alexandre Pastana (Crea-AP)

Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com assessoria do Confea