Presidente do Crea-MT e Conselheiros repudiam falsas acusações

12 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso, Tarciso Bassan, definiu de vergonhosa e leviana a atitude do engenheiro florestal Odenir Ramos de Moura, em levantar falsas acusações contra a administração do Conselho.

“Esse conselheiro não é digno de ocupar o cargo representando a categoria. Suas denúncias demonstram total desconhecimento com as questões de cunho legal e despreparo para analisar documentos e interpretar os lançamentos contábeis”, declarou.

De acordo com o setor jurídico do órgão, até às 18h de 12 de dezembro o Crea não foi notificado pelo Tribunal de Contas da União sobre qualquer denúncia oferecida pelo engenheiro florestal, porém assim que teve conhecimento do assunto pela imprensa o preside do Conselho se prontificou para qualquer esclarecimento.

“Nossa administração prima pela lisura, publicidade, moralidade, e transparência de nossos atos. Todas as contas são aprovadas por um Colegiado, seja o Plenário, a Diretoria ou Comissões Permanentes, a exemplo da Comissão de Orçamento e Tomadas de Contas, além de serem auditadas pelo nosso Pleno, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e, pelo próprio Tribunal de Contas da União”, disse Bassan.

Bassan também declarou que “todas as medidas administrativas, civis e criminais estão sendo providenciadas para que o nome do Crea-MT não seja envolvido em acusações mentirosas e que venham a atender a interesses particulares”.

Confira abaixo a NOTA OFICIAL do Crea-MT assinada por 33 Conselheiros Regionais, um Conselheiro Federal e o presidente do órgão Tarciso Bassan.

O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE MATO GROSSO, na pessoa de seu Presidente Eng. Civil TARCISO BASSAN VEZZI, e dos Conselheiros Regionais abaixo descriminados, vêm a público, manifestar seu repúdio e consternação, aos termos da leviana denúncia veiculada na imprensa deste Estado, nos seguintes termos.

A administração do CREA-MT prima e sempre primou pela lisura, publicidade, moralidade, e eficiência de seus atos, princípios estes inerentes a sua condição de Autarquia Federal.

Todas suas contas, despesas, aquisições e investimentos, são aprovados por um Colegiado, seja o Plenário, a Diretoria ou Comissões Permanentes, a exemplo da Comissão de Orçamento e Tomadas de Contas.

Não obstante a isso, anualmente as contas deste Conselho Regional são auditadas e analisadas pelo seu próprio Pleno, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e, ainda, pelo Tribunal de Contas da União.

A leviandade da denúncia é tamanha que demonstrou o total desconhecimento do denunciante com as questões de cunho legal, bem como seu despreparo para analisar documentos e interpretar os lançamentos contábeis.

Infelizmente, todos os signatários deste manifesto conhecem a forma temerária de proceder do denunciante, na condição de Conselheiro, colocando seus interesses particulares à frente do seu munus, buscando utilizar-se de sua condição de Conselheiro, na obtenção de regalias e benefícios próprios, inclusive com uso de assédio moral aos funcionários que, ao cumprirem de forma honrosa seu mister, se contrapõe as exigências indevidas do denunciante.

O CREA-MT bem como seus gestores, estão, como sempre estiveram, à disposição da sociedade e das autoridades competentes para dirimir quaisquer dúvidas que porventura possam ter causado a leviana denúncia de quem não logrou obter seus intentos.

Na busca da verdade real, as portas deste Conselho encontram-se abertas, ressaltando que as medidas de cunho administrativo, civil e criminal, já estão sendo buscadas para revolver a honradez e o bom nome que possui este Conselho Regional junto à sociedade.

Por fim, os signatários deste pedem as devidas escusas, à sociedade e, em especial a todos os profissionais do Sistema CONFEA/CREA´s, pelo desnecessário desgaste causado por pessoa não digna de se fazer reconhecer como membro deste Regional.

Cuiabá, 12 de dezembro de 2007.

Eng. Civil Tarciso Bassan Vezzi – Presidente do CREA-MT

Conselheiro Federal – Rubimar Barreto