Presidente do Confea visita Estado e orienta quanto à fiscalização nos aeroportos

4 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Marcos Túlio de Melo aponta a perda de cultura técnica e de planejamento estratégico como um grande gargalo para o setor e para o desenvolvimento nacional

O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, chega a Cuiabá na quinta-feira (4 de outubro) para participar do evento, para receber o Título de Cidadão mato-grossense, na Assembléia Legislativa.

Ele aproveitará a oportunidade para orientar o Conselho Regional de Mato Grosso em relação a um programa de fiscalizações mais intensivas a serem realizadas em aeroportos. Em audiência pública sobre a crise do transporte aeroportuário, organizada pelo Confea e realizada durante a 64ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, em 16 de agosto, no Rio de Janeiro, constatou-se que a perda da cultura técnica, a ausência de planejamento e a falta de fiscalização foram os principais elementos que contribuíram para a crise no setor.

Túlio de Melo destaca a perda de cultura técnica e de planejamento estratégico de longo prazo ocorrida nos últimos 20 anos como um gargalo não apenas para o setor aéreo, mas para o desenvolvimento do país. Ele aponta o aumento no número de pedidos de registro de profissionais estrangeiros no sistema Confea/Crea como uma evidência do déficit de profissionais brasileiros especializados, principalmente em áreas com geologia, minas, metalurgia, engenharia mecânica especializada e indústria naval.

O número de pedidos aumentou 25% em 2006, em relação ao ano anterior. Em 2007, só no primeiro semestre o número de pedidos de registro de profissionais estrangeiros já superou o de todo o ano de 2006. “Precisamos retomar uma cultura de planejamento estratégico para suprir a carência de mão-de-obra especializada. Caso contrário, esse será certamente o grande gargalo no processo de retomada do crescimento econômico proposto pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, sublinha Túlio.

*Ascom/Crea-MT