Presidente do Confea prestigia comemorações dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da UFMT

19 de setembro de 2018, às 14h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

“A Engenharia que move o Brasil”, foi o título da palestra proferida pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, realizada na noite de terça-feira (18/09), em Cuiabá, durante a comemoração dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Joel Krüger é engenheiro civil e professor universitário e abrilhantou a semana comemorativa do curso mato-grossense, que teve início dia 17 e segue até 21 de setembro com o objetivo propiciar a discussão sobre a formação dos profissionais de engenharia civil e a divulgação de novas tecnologias, processos e modelos que vem sendo usados nas atividades de concepção, projeto, planejamento e execução de construções.

Em sua palestra, o presidente Confea falou da importância da engenharia para o desenvolvimento do país e a necessidade do aprimoramento dos estudantes. “É importante para o estudante que ele possa ter uma relação muito próxima com o mercado de trabalho. Então as semanas acadêmicas, como são realizadas em nossas escolas, são importantes para trazer profissionais que estão atuando no mercado de trabalho que possam trazer suas experiências e  orientar esses engenheiros que estão em formação”, destacou.

Joel Krüger lembrou que  2018, também é um ano importante “por termos as eleições presidenciais, de governadores, de deputados federais e estaduais. Escolha de pessoas que irão tomar as decisões do que irá ocorrer no país pelos próximos anos. Para que possamos retomar o desenvolvimento nacional e ajudar a reduzir o desemprego e melhorar as condições de renda e empregos, além de inúmeros temas que estão relacionados com as nossas profissões das engenharias como mobilidade urbana, energia, entre outros”, declarou o presidente do Confea.

“A apresentação do presidente Joel foi muito boa e falou sobre a formação e os desafios da engenharia civil para o Brasil, E, é exatamente uma ótima reflexão para um curso que está completando 50 anos de existência como o nosso. Vale ressaltar que é necessário pessoal qualificado. Nunca o mercado de trabalho exigiu tanta gente  que seja capaz de gerir e implementar projetos, com iniciativa e com visão estratégica do país. Hoje, é preciso cada vez mais de profissionais que tenham uma formação holística, que sejam capazes de inovar mas que também tenham capacidade de gerenciar e administrar projetos e pessoas. É também necessário que o profissional da área de engenharia conheça a economia do Brasil e do mundo, que seja capaz de pensar em projetos. Ou seja, as perspectivas promissoras que se apresentam ao Brasil dependem muito da formação de engenheiros qualificados, que tenham capacidade de inovar e de construir o futuro do país”, avaliou João Pedro Valente, presidente do Crea-MT.

Também prestigiaram o evento o conselheiro federal por Mato Grosso, André Luis Schuring, o diretor financeiro da Mútua Nacional Juares Samaniego, o chefe de gabinete do Crea-MT,  Pericles Baiceres Schimidt, além de conselheiros regionais, estudantes, professores e profissionais em geral. A programação dos 50 do curso de Engenharia da UFMT, que prossegue até dia 21/09, contará com palestras, mesas redondas, painéis técnicos, minicursos, visitas técnicas e outras atividades comemorativas e culturais também integra o conjunto de atividades a nona edição do campeonato de ponte de espaguete.  As inscrições para participação no evento e nos minicursos devem ser feitas no site da Fundação Uniselva. Outras informações podem ser obtidas no site do curso de Engenharia Civil e na página do evento.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT