Presidente do CAU-MT é reeleito e afirma ações junto ao Crea-MT no combate ao exercício ilegal da profissão

12 de janeiro de 2021, às 11h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Reeleito para o triênio 2021/2023, o presidente Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), arquiteto André Nör assegurou que em sua administração à frente do Cau-MT pretende desenvolver ações conjuntas com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), no combate a atuação de leigos nas Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Estado.

“Nessa gestão, um dos nossos principais objetivos em parceria com o Crea-MT, junto ao presidente eleito Eng. civil Juares Samaniego é alavancar ações de grande proporção. À exemplo do combate ao exercício ilegal das profissões de Engenharias e Arquitetura e urbanismo, que deveria ser considerada   contraversão, ou seja, um crime, exigindo pagamento de pena. A legalização de uma regra dessa “natureza” aos profissionais registrados nas duas autarquias, como Cau-MT e Crea-MT seria um marco histórico para as profissões, já que a questão deverá ser debatida no Congresso Nacional”, destacou André Nör.

O novo presidente eleito André Nör afirmou que o Cau-MT e o Crea-MT são autarquias que andam lado a lado. Durante sua administração serão desenvolvidos vários trabalhos que agregam as Engenharias e Arquitetura, em parceria com instituições e órgãos públicos na elaboração de projetos e ações   voltados a valorização profissional e a defesa da sociedade.

Eleição do Cau-MT  2021/2023

A eleição do Conselho de Arquitetura e urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) foi realizada no dia 09 de janeiro, o presidente André Nör. A votação ocorreu durante a 108ª Reunião Plenária, que contou com a participação dos conselheiros titulares e suplentes. André foi eleito por unanimidade dos presentes e fica à frente da Gestão 2021/ 2023 da autarquia federal.

Na oportunidade, também foram eleitos novos vice-presidentes. Assume como 1º vice-presidente o arquiteto e urbanista Alexsandro Reis e já como 2ª vice-presidente a arquiteta Karen Mayumi Matsumoto. Ambos estarão à frente dos cargos durante o ano de 2021, com novas eleições previstas para 2022.

Uma das ações do presidente André Nör pretende à frente de sua administração, é dar continuidade nos trabalhos de fiscalização, em especial as ações de fiscalização” in loco” pelo Estado. Vale ressaltar, que em 2020 o CAU/MT ficou em 3º lugar no ranking nacional de emissão de relatório de fiscalização.

A abertura de um novo escritório descentralizado, é outra ação de André à frente do órgão. A ideia é ampliar o atendimento aos profissionais e auxiliar nos trabalhos de fiscalização. Na gestão anterior foram abertos dois escritórios: em Sinop e Primavera do Leste.

Para o presidente eleito do CAU-MT, também são objetivos a realização de licitação para contratação de agência de publicidade para dar continuidade as campanhas de valorização da profissão, e a publicação de edital para patrocínio de atividades de assistência técnica de habitacional de interesse social (ATHIS). Além disso, pretende-se implementar uma ouvidoria no estado, para melhoria dos serviços prestados aos profissionais e sociedade.

O presidente- André Nör é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (2003). Sócio proprietário do escritório de arquitetura e construções André Nör Arquitetura, atuando nos setores da arquitetura comercial, residencial, institucional, hotelaria, arquitetura de interiores, também executando obras civis. Possui projetos executados em alguns estados brasileiros e presidente do CAU/MT gestão 2018 a 2020.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações do Cau-MT