Preenchimento de ART no eCrea é tema de reunião entre Crea-MT e Corpo de Bombeiros de MT

15 de janeiro de 2020, às 16h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Presidente do Crea-MT, coronel do CBMMT, Paulo César Crivelli, capitão André Luiz Dechamps e o professor e diretor da Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Frederico Mansur.

“ Desde primeiro de janeiro de 2020, os profissionais habilitados no Crea Mato Grosso têm acesso a um novo sistema corporativo, o eCrea.  Com essa nova ferramenta, o Crea-MT, busca atualização tecnológica e o pleno atendimento dos normativos vigentes no sistema profissional. O sistema permite que os profissionais registrem suas ARTs de forma ágil e moderna. Uma das principais mudanças é a implantação da TOS, que é a tabela de obras e serviços, editada e implementada pelo Confea”, disse o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente durante reunião, terça-feira, 14 de janeiro, entre o Regional Mato-grossense e o Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso (CBMMT).

O encontro contou também com a participação de Susana Pacheco, coor. da Coordenadoria de Acervo Técnico(CATE) do Crea Mato Grosso, coronel do CBMMT, Paulo César Crivelli, capitação André Luiz Dechamps e o professor e diretor da Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Frederico Mansur. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso  representado pelo capitão André Luiz Dechamps e o tenente Gustavo Souza foram até a CATE nesta terça-feira (14/01) para verificar quais as nomenclaturas que a Tabela de Obras e Serviços, a TOS definiu como especificas para os órgãos públicos para dessa forma elaborar as ARTs que são analisadas junto ao Corpo de Bombeiros.

A coor. do CATE, Susana Pacheco, capitão André Luiz Dechamps e o tenente Gustavo Souza do Corpo de Bombeiros

“ Com a nossa legislação já tínhamos previsão de uma ART especifica de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). No Sistema eCrea a nomenclatura foi retirada e modificada com detalhes específicos, apresentando para o engenheiro como seria a elaboração do documento. A CATE está sugerindo quais nomencladoras a tabela TOS está disponibilizando para o profissional, inclusive a Anotação de Responsabilidade Técnica voltada para o projeto de Instalação e Manutenção do Sistema. Estamos aceitando algumas ARTs que estão sendo emitidas no eCrea. Algumas estão sendo ratificadas pelo coordenador de estudos e Analise da Corporação. Ainda este mês teremos um documento oficial aceitando as novas descrições das atividades das ARTs”, detalhou o capitão do CBMMT, André Luiz Dechamps.

“A   tabela TOS traz a nomenclatura das atividades a serem utilizadas no preenchimento das ARTs de forma padronizada entre todos os conselhos regionais. Os profissionais que tiverem mais de uma titulação registrada no Crea poderão incluir em uma mesma ART atividades referentes a cada título profissional, desde que as atividades pertençam ao mesmo contrato. De acordo com o presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente, o Tribunal de Contas da   União exige que o Confea tenha um banco de dados com todas as ARTs emitidas no país’, disparou Valente.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT